A paróquia de São João Batista, do município de Uruburetama, não vai mais cobrar o valor pago a título de taxa, para realizar casamentos. A informação foi publicizada pelo padre da Paróquia durante uma missa no fim de semana.
“A partir de hoje, nenhum casal, quer seja pobre, quer seja rico, não pagará mais um centavo de taxa no que se refere ao sacramento do matrimônio. É o primeiro sacramento que estamos isentando.”, declarou o Padre Ránis Dias, detalhando que a “norma é válida até o último dia que eu estiver na paróquia”.
O Código do Direito Canônico, compêndio de leis que regem a Igreja Católica promulgado pelo Vaticano, diz que o matrimônio é um sacramento gratuito. O valor que normalmente é pago pelos noivos é uma contribuição voluntária e não obrigatória, para ajudar na manutenção das paróquias e com despesas operacionais.
Embora o pagamento da taxa tenha se tornado um hábito formal e tradicional, ele não é obrigatório e refere-se na maioria das vezes, a uma decisão da paróquia ou uma orientação da Diocese.
Em uma postagem no instagram o padre de Uruburetama afirmou que a decisão é para que “homens e mulheres possam regularizar suas vidas, santificar suas famílias e viver um catolicismo fiel, honesto e comprometido, tendo Cristo Eucarístico no centro do amor conjugal”.
