Lar Ceará Padre Aurélio Pinto, de Viçosa do Ceará, é nomeado pelo papa Francisco como novo bispo de Quixadá
CearáNacionalQuixadáSertão Central

Padre Aurélio Pinto, de Viçosa do Ceará, é nomeado pelo papa Francisco como novo bispo de Quixadá

47
Padre Aurélio, atual bispo da Diocese de Quixadá (Foto: reprodução)

Quixadá: O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira (10), o novo bispo da diocese de Quixadá (CE). O eleito é o padre Aurélio Pinto de Sousa, atualmente pároco da paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Viçosa do Ceará (CE). Ele pertence ao clero da diocese de Tianguá (CE) e com a nomeação será elevado ao cargo de Bispo.

A notícia foi publicada no início da manhã desta quarta, pelo site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pegando os quixadaenses de surpresa. Logo o fato se espalhou e já chegou ao conhecimento de toda a cidade.

Na nota em que confirma a nomeação de Aurélio Pinto para a Diocese de Quixadá, a CNBB enviou saudação ao novo bispo. “Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação como novo bispo da Diocese de Quixadá, no Ceará. Nesta oportunidade, o acolhemos como futuro membro desta Conferência”.

Assinada pelo Presidente da CNBB e Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler a nota continua: “Nosso contentamento soma-se ao de todo o povo de Deus na Igreja Particular de Quixadá, que rogou a Deus por um pastor que, “em espírito de sinodalidade”, a conduza na perspectiva da comunhão, da participação e da missão. Rogamos à Sagrada Família, a quem está confiada a proteção da Diocese de Quixadá, inspiração para seu ministério, tornando a comunidade eclesial, grande família de famílias, lugar de comunhão e cenáculos de oração, escola alargada do Evangelho”. 

A nomeação do novo bispo vinha sendo aguardada com grande expectativa pela comunidade católica quixadaense e do Sertão Central. Em dezembro do ano passado completou um ano que a Diocese estava no período Sé Vacante. O Padre Francisco Otaviano atuava como admistrador diocesano, sendo escolhido pelo Colégio de Consultores. Ele não tem os poderes de Bispo, mas regia a Diocese e suas paróquias administrativamente, para que o serviço burocrático e eclesiástico das matrizes e paróquias não parem.

O agora Bispo Aureliano é o quarto da história de Quixadá que já teve Dom Rufino, Dom Adélio e Dom Ângelo Pignolli, o último da história do bispado local, tendo pedido renúncia ao cargo em dezembro de 2021.

Artigos relacionados

QuixadáÚltimas notícias

Obras de recapeamento asfáltico na estrada do Açude Cedro, em Quixadá, são iniciadas

Quixadá: A rodovia que liga a área urbana de Quixadá ao Açude...

QuixadáÚltimas notícias

Comitê da Cogerh define liberação de até 350 litros de água por segundo do açude Pedras Brancas

Região Central: Durante reunião do Comitê da Bacia do Rio Banabuiú realizada nesta...

QuixadáÚltimas notícias

Colisão entre carro e motocicleta deixa homem ferido em avenida de Quixadá

Região Central: Um homem ficou ferido após um acidente de trânsito registrado...

Sertão CentralÚltimas notícias

Aposta de Banabuiú acerta quatro números da Mega-Sena e por pouco não fatura R$ 90 milhões

Região Central: Uma aposta feita na loteria Mega em Banabuiú, rendeu ao...