Lar Ceará Operações cumprem mandados de prisão contra integrantes de facção criminosa do Ceará
Ceará

Operações cumprem mandados de prisão contra integrantes de facção criminosa do Ceará

212
Prisões acontecem em Fortaleza, Maracanaú e Taubaté (São Paulo). Foto: Divulgação

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), em parceria com a Coordenadoria de Inteligência (COIN) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), deflagrou na manhã desta quinta-feira (17/10) duas operações decorrentes de investigações que têm como alvos facções criminosas que atuam na Região Metropolitana de Fortaleza. As operação Jericó II e Saratoga/Bom Jardimcumprem 26 mandados de prisão preventiva e 25 de busca e apreensão.

Os mandados judiciais foram deferidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas da Comarca de Fortaleza e estão sendo cumpridos nos municípios de Fortaleza (13 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão), Caucaia (02 mandados de prisão preventiva e 02 mandados de busca e apreensão), Maracanaú (01 mandado de prisão preventiva e 01 mandado de busca e apreensão), no município de Taubaté, em São Paulo (01 mandado de prisão preventiva e 01 mandado de busca e apreensão), no sistema prisional do Ceará (08 mandados de prisão preventiva e 08 mandados de busca e apreensão), no sistema prisional federal (01 mandado de prisão), com o apoio do Departamento Técnico Operacional da Polícia Civil do Estado do Ceará, da Coordenadoria de Inteligência da Secretaria de Administração Penitenciária e do Gaeco/SP, do Ministério Público de São Paulo.

Além dos mandados que estão sendo cumpridos, a Vara de Delitos de Organização Criminosa deferiu outros 06 mandados de prisão preventiva, que permanecerão em aberto em face da não localização dos acusados.

As investigações do Gaeco com o apoio da Coin tiveram como ponto de partida o tráfico de entorpecentes e crimes correlatos praticados na Região Metropolitana de Fortaleza. Com o aprofundamento dos trabalhos, descobriu-se que os líderes dos grupos investigados contavam com o auxílio de uma vasta gama de parceiros criminosos que atuavam como gerentes das “bocas” de tráfico, como “correrias” (soldados do tráfico), como laranjas que forneciam suas contas bancárias para a movimentação do dinheiro escuso, além de executores de outras ações criminosas, tais como homicídios, ameaças, assaltos e adulteração de veículos, que garantiam a “tranquilidade” e o angariamento de fundos para os negócios ilícitos, além da utilização de cooperados para a combinação de ataques a antenas de telefonia.

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Homem sofre descarga elétrica e cai de telhado após vara encostar em fiação

Um homem sofreu uma descarga elétrica e caiu do telhado de um...

CearáÚltimas notícias

Tragédia na CE-085: adolescente de 13 anos morre após ser atropelado por carro

Um adolescente de 13 anos morreu após ser atropelado por um carro...

CearáÚltimas notícias

Idosa morre depois de ser atacada pelo bode que ela criava no interior do Ceará

Uma idosa de 76 anos morreu na manhã de sábado (8) após...

CearáÚltimas notícias

Marido da ativista Maria da Penha é preso por descumprir medidas cautelares

Marco Antônio Heredia Viveros, o ex-marido da ativista cearense Maria da Penha,...