Lar Ceará Operação do MPCE investiga supostas fraudes a licitações no município de Catarina
Ceará

Operação do MPCE investiga supostas fraudes a licitações no município de Catarina

25

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), deflagrou, nesta quarta-feira (31/05), a operação “Simulate” no município de Catarina em face agentes públicos e de empresas que mantinham contratos com a Prefeitura. O MPCE investiga indícios de práticas de peculato, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro.

Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão pessoal e domiciliar, nas cidades de Catarina, Fortaleza, Aquiraz, Crato, Iguatu e Mauriti. A Justiça autorizou, também, a quebra dos sigilos bancários e fiscais das empresas e gestores investigados. A ação contou com o apoio de promotores de Justiça e da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio do Departamento Técnico Operacional (DTO).

O MPCE investiga a suspeita de que o atual prefeito e o seu irmão, ex-prefeito da cidade, comandariam esquema criminoso em que direcionavam para as mesmas empresas todas as grandes licitações no âmbito da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo do Município de Catarina. No suposto esquema, os gestores também utilizariam servidores da Prefeitura para a execução dos serviços contratados, além de utilizar máquinas locadas pelo ente público em obras e serviços de responsabilidade das empresas, fato que guarda semelhança com o objeto da operação “Tártaro”, deflagrada no ano de 2022, no mesmo município.

O nome da Operação

A Operação recebeu o nome de “Simulate”, do latim, que significa “ter semelhança, copiar, ter o mesmo aspecto”, vez que, após ajustes com os agentes públicos, os empresários participam de licitações, celebram os respectivos contratos e supostamente executam seus objetos sob um manto de aparente legalidade, mas, na verdade, há indícios da existência de simulações.

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Mais de 300 pessoas são salvas de afogamento nos cinco primeiros meses de 2025

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou 331...

CearáÚltimas notícias

Modelo que morreu afogado em praia do Ceará após fotos de formatura ficou 15 minutos submerso

Um momento que deveria ser de celebração terminou em tragédia na tarde...

CearáÚltimas notícias

Acidente entre ambulância e caminhão deixa quatro mortos nesta quinta (5), no interior do Ceará

Um trágico acidente de trânsito envolvendo uma ambulância e um caminhão, deixou...