Lar Ceará Objeto voador brilhante é visto no céu do interior do Ceará e intriga moradores
Ceará

Objeto voador brilhante é visto no céu do interior do Ceará e intriga moradores

193
Fenômeno luminoso no céu cearense chama atenção de moradores — Foto: Bramon/Divulgação

 

Um objeto voador brilhante foi visto no céu do Ceará na noite desta terça-feira (16) e intrigou moradores de cidades no interior do Estado que registraram o fenômeno. Nas imagens a olho nu, o objeto voador chega a parecer um cometa, porém o professor de astronomia Romário Fernandes afirma que se trata de lixo espacial.

Imagens gravadas por moradores das cidades de Camocim e de Acaraú nesta terça mostram o objeto voador cruzando o céu com uma luz brilhante. De acordo com moradores que gravaram o fenômeno no Vale do Acaraú, o objeto foi visto nas localidades de Carrapateira, Cajueirinho de Cruz e na Praia do Preá.

De acordo com a Rede Brasileira de Observação de Meteoros, a reentrada de lixo espacial na Terra gera um efeito que se assemelha a uma “bola de fogo”. “E no momento em que o fenômeno foi observado em Belém, ele deveria estar passando muito próximo ao local e em trajetória muito semelhante à bola de fogo.”

Conforme Romário Fernandes, a identidade específica do objeto visto no céu do Ceará está em análise de entidades como a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros.

“Uma análise preliminar das imagens que chegaram de diferentes partes do Brasil sugere fortemente que se trate de lixo espacial, restos de algum equipamento humano colocado em órbita na terra e que acabaram entrando na atmosfera ontem, no início da noite”, explica.

Ainda segundo o professor de astronomia, não é incomum que aconteça a entrada de objetos deste tipo.

“Existem milhares de objetos como este em torno da terra atualmente e que apesar de haver sim um sistema de monitoramento bastante forte espalhado por toda terra, não é incomum que haja a entrada de objetos sem que seja possível fazer uma previsão disso e acaba gerando essas surpresas “, disse Romário.

Essa não é a primeira vez que os cearenses se surpreendem com fenômenos como este. Em novembro do ano passado, populares registraram a passagem de um foguete chinês que pôde ser vista em vários municípios.

Com informações do G1

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Funceme alerta para possibilidade de El Niño ‘muito forte’ na quadra chuvosa de 2027 no Ceará

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) alertou que a...

CearáÚltimas notícias

Motorista é indiciado por acidente que matou sete integrantes de time de basquete no Ceará

O motorista do ônibus que transportava uma equipe de basquete de Juazeiro...

CearáÚltimas notícias

Mulher sofre queimaduras de segundo grau ao tentar matar caranguejeira com gasolina

Uma tentativa de eliminar uma aranha terminou com uma mulher gravemente ferida...

CearáÚltimas notícias

‘Redemoinho’ destrói parte do telhado da Câmara de Vereadores de Martinópole

Uma forte ventania provocou danos na estrutura da Câmara Municipal de Martinópole,...