Lar Mulher que usava liquidificador no lugar da perna amputada recebe prótese

Mulher que usava liquidificador no lugar da perna amputada recebe prótese

20
Ana Paula Rodrigues, de 47 anos, usa a prótese há uma semana. Ela conta o prazer de fazer sua comida e ir ao banheiro. — Foto: Reprodução

A dona de casa Ana Paula Rodrigues, de 47 anos, de Sobral, a 245 km de Fortaleza, que usava um liquidificador para substituir a perna amputada, recebeu a prótese há uma semana. Ana Paula aguardava há mais de um ano em uma fila de espera para receber o equipamento da Prefeitura de Sobral. Agora ela diz está “reaprendendo a andar” com o equipamento adequado.

“Fiquei muito tempo sem andar. Fase de adaptação, pois faz só oito dias que estou com ela. Só tiro para dormir e para tomar banho. Muita felicidade e graças de Deus vai dar tudo certo. Agradecer o Mateus, nem conheço o bichinho, mas Deus o abençoe. Mesmo sem me conhecer fez isso por mim e hoje estou bem melhor”, afirmou.

A prótese foi doada pelo youtuber paulista Matheus Lordelo da Silva Sena, mais conhecido como Matheus Yurley, que se sensibilizou com a história da cearense.

“Foi um pequeno gesto que mudou minha vida. Parece que não é nada. São pequenas coisas do cotidiano que você acha que não é nada. Fazer minha comida em pé e ir ao banheiro. Prazer de fazer tudo em pé”, diz emocionada.

Prótese improvisada gera riscos de infecção
O médico ortopedista Eduardo Vasconcelos avaliou a prótese improvisada pela família e destacou que, a longo prazo, a alternativa pode causar problemas como infecções e até mesmo atrapalhar quando a prótese definitiva chegar.

“Como o copo de liquidificador e o PVC não foram feitos sob molde para o coto de amputação da paciente, isso vai gerar pontos de pressão maior em algumas regiões. Isso começa a ferir o coto, começa a fazer úlcera e ser uma porta de entrada para infecções que podem até colocar em risco a vida da paciente, em casos de sepse”, indica o especialista.

Um dos pontos mais sensíveis na produção das próteses, que são feitas sob medida, é a região chamada molde. O molde é a ferramenta que conecta o membro amputado àquela área mecânica da prótese. No caso de Ana Paula, por exemplo, o molde deve conectar o coto de amputação à região da canela da prótese.

Com informações do G1

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

Condenado a 150 anos de prisão por assassinatos e estupros de mulheres vai para regime semiaberto

O ex-bancário e comerciante Sérgio Brasil Rolim, condenado a mais de 150...

QuixadáÚltimas notícias

Colisão entre carro e motocicleta deixa homem ferido em avenida de Quixadá

Região Central: Um homem ficou ferido após um acidente de trânsito registrado...

PolicialÚltimas notícias

Mulher é esfaqueada pelo ex-companheiro e sobrevive após fingir estar morta

Uma mulher foi vítima de tentativa de feminicídio na última sexta-feira (6),...

PolicialÚltimas notícias

Universitário é preso no interior do Ceará usava 40 mil fotos de mulheres para extorquir vítimas

A Polícia Civil prendeu nesta quarta-feira (11), um homem suspeito de extorquir...