Lar Ceará Mpox: Ceará confirma primeiro caso da doença conhecida como ‘varíola dos macacos’
CearáÚltimas notícias

Mpox: Ceará confirma primeiro caso da doença conhecida como ‘varíola dos macacos’

400

O Ceará confirmou o primeiro caso de mpox (antiga varíola dos macacos) em 2026, conforme informou a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). A confirmação foi divulgada após análise laboratorial que identificou a infecção em um paciente residente no estado.

Dados do Ministério da Saúde indicam que o paciente diagnosticado com mpox no Ceará é um homem de 37 anos, branco, heterossexual, que relatou manter relações sexuais com mulheres. O registro também informa que ele possui ensino médio completo. Há ainda dois casos considerados como suspeito, mas que não foram confirmados.

Segundo a Sesa, o caso está sendo acompanhado pelas equipes de vigilância epidemiológica, que realizam monitoramento dos contatos próximos do paciente para evitar a disseminação do vírus. Até o momento, não há informações sobre novos casos relacionados ao diagnóstico.

Em todo o Brasil os registros de casos relacionados a doença vem subindo desde o início do ano e já chegam a 140 desde o início de 2026. Não houve registro de mortes decorrentes da doença no período. Os casos suspeitos somam 539; além de 9 prováveis. Os dados são do Ministério da Saúde e foram atualizados nesta segunda-feira (9).

Em janeiro, o número de casos confirmados e prováveis totalizou 68; em fevereiro, 70; e em março, 11. No ano, o estado que mais registrou casos da doença foi São Paulo (93), seguido pelo Rio de Janeiro (18) e Rondônia (11).

Artigos relacionados

PolíticaÚltimas notícias

Pesquisa Quaest: No Ceará, Camilo vai melhor que Elmano contra Ciro para o governo

Levantamento divulgado nesta quinta-feira (30) pela Quaest revela diferentes configurações para a...

Sertão CentralÚltimas notícias

LEVANTAMENTO EXCLUSIVO: Quase 10 casos de feminicídio foram registrados no Sertão Central em cinco anos

Região Central: Pelo menos nove casos de feminicídio foram registrados em municípios...

PolicialÚltimas notícias

Quixadaense que estava desaparecido desde sábado é encontrado sem vida em Ibaretama

Regiãao Central: O corpo de um homem de 64 anos foi encontrado...