Lar Ceará MPCE pede afastamento do deputado estadual Leonardo Pinheiro por crime com funcionária fantasma
CearáPolíticaSertão Central

MPCE pede afastamento do deputado estadual Leonardo Pinheiro por crime com funcionária fantasma

355
O deputado estadual Leonardo Pinheiro em foto oficial de seu mandato (Imagem: Alece)

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) acionou a Justiça pedindo o afastamento do deputado estadual Leonardo  Pinheiro por ato de improbidade administrativa. A Ação Civil Pública foi ajuizada nesta terça-feira (27/02) pelo titular da 24ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, promotor de Justiça Ricardo Rocha.

De acordo com a ACP, em uma ação de concessão de aposentadoria por invalidez que tramita na 25ª Vara da Justiça Federal, movida pelo esposo de uma agricultora do município de Iguatu, foi descoberto que a mulher, apesar de se declarar empregada doméstica, na verdade era servidora da Assembleia Legislativa do estado do Ceará (Alece).

Ao verificar que a citada sequer tinha conhecimento do fato, o titular da Vara Federal encaminhou cópia do procedimento ao MP Estadual. Iniciadas as investigações, ficou constatado que se tratava de uma suposta “funcionária fantasma” contratada para a Assembleia Legislativa pelo deputado acusado.

O parlamentar poderá sofrer a perda do cargo público e dos direitos políticos, e ainda ter que ressarcir o dano que, ao longo do tempo, resultou em perda aproximada de R$ 400 mil ao erário público, além de pagamento de multa.

Leonardo Franklin Nogueira Pinheiro tem 49 anos, é médico, mas milita na política desde os anos 80, por infliência de familiares como seu pai, Ubiratan Pinheiro, que foi prefeito de Solonópole. É deputado estadual desde 2010 e está no quarto mandado, exercendo influência em municípios do Sertão Central. 

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Dupla acusada de matar homem e usar crânio da vítima em rituais é condenada pela Justiça

Dois réus foram condenados pela Justiça do Ceará por envolvimento em um...

Sertão CentralÚltimas notícias

Banabuiú possui quatro obras de adutoras em andamento que vão beneficiar quase 400 famílias

Região Central: Quatro obras de adutoras em andamento em Banabuiú devem promover...

Eleições 2026Sertão CentralÚltimas notícias

Deputado Irapuan Pinheiro terá novas eleições para vereadores no dia 6 de dezembro

Região Central: O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) marcou para 6 de...

Sertão CentralÚltimas notícias

OAB alerta para criminosos que estão se passando por juízes e promotores para aplicar golpes em Quixeramobim

Região Central: Moradores de Quixeramobim estão sendo alvo de golpistas que se passam...