Quixeramobim: Um cachorro adulto da raça Pit Bull foi encontrado abandonado dentro de um saco plástico, na manhã desta terça-feira (29), na Rua Dona Adélia Albuquerque, no bairro Pompéia, neste Município. A Polícia Civil investiga o caso como possível maus-tratos e busca identificar o responsável pelo animal.
De acordo com a apuração do Ceará Alerta, um homem que levava lixo a um ponto de coleta notou que o saco se mexia. Com a suspeita de haver um animal ou uma criança dentro, ele pediu ajuda a moradores que passavam pelo local. Ao abrir o saco, o grupo encontrou o cachorro já bastante debilitado.
Equipes da Vigilância Sanitária foram acionadas, retiraram o animal do saco e fizeram a captura com segurança. Na avaliação teria sido constatado que o cachorro tinha leishmaniose visceral canina, o calazar. Pelo quadro clínico e o risco sanitário, o animal foi submetido à eutanásia, procedimento adotado em casos da doença.
O caso repercutiu nas redes sociais em Quixeramobim durante todo o dia, com moradores e protetores de animais cobrando a apuração dos fatos e a identificação de quem deixou o cachorro no local.
A Polícia Civil deve abrir uma investigação para esclarecer as circunstâncias do abandono. Se os maus-tratos forem confirmados, o responsável poderá responder conforme a legislação vigente.
