Lar Ceará Morada Nova: Justiça determina contratação de equipe para atendimento a crianças com autismo
CearáÚltimas notícias

Morada Nova: Justiça determina contratação de equipe para atendimento a crianças com autismo

650

Após ação do Ministério Público do Ceará, a Justiça determinou, nesta terça-feira (30/09), que o Município de Morada Nova estabeleça um cronograma de contratação de equipe multiprofissional na área da Saúde para atender de forma integral crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros transtornos do desenvolvimento. A Ação Civil Pública foi ajuizada em agosto pela 3ª Promotoria de Justiça de Morada Nova, representada pelo promotor de Justiça Filipe Martins. Segundo a decisão, a liminar deve ser cumprida no prazo de 30 dias.

A equipe contratada deve atuar no Centro Especializado em Reabilitação e Atendimento Multiprofissional (Ceram) ou em unidade equivalente na estrutura do município. Segundo a decisão, devem ser contratados pelos menos dois terapeutas ocupacionais e dois fonoaudiólogos em regime de 40h semanais, além de um psicólogo adicional para reduzir a sobrecarga existente. A prestação de serviços deve estar em conformidade com a Linha de Cuidado à Saúde da Pessoa com TEA no Ciclo de Vida, aprovada pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), incluindo: fluxos assistenciais adequados nos diferentes níveis de atenção; continuidade do cuidado conforme necessidade clínica e sem interrupção após 12 sessões; e cronograma para atendimento da fila de espera priorizando casos de maior risco e maior tempo de espera.

Segundo procedimento administrativo que fundamentou a ação, em 2024 havia crianças aguardando desde 2018 para iniciar atendimento multiprofissional. Além de interrupção no tratamento após 12 sessões, no município há apenas uma fonoaudióloga, nenhum terapeuta ocupacional e sobrecarga dos psicólogos disponíveis. Para o MP, a violação sistemática ao direito à saúde configura descumprimento da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA (Lei nº 12.764/2012) e da legislação estadual específica.

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

Três homens morrem em confronto com o Cotar neste domingo (26) em Boa Viagem

Região Central: Ao menos três pessoas morreram em confronto com equipes da...

PolicialÚltimas notícias

Homem é morto a tiros próximo a igreja do bairro Campo Novo, neste domingo (26)

Quixadá: Um homem foi morto a tiros no final da manhã deste...

NacionalÚltimas notícias

Ato de misericórdia: Justiça absolve homem que tentou matar filho a pedido da própria vítima

Um júri popular de Porto Alegre absolveu Jani Francisco do Amaral, de...

CearáÚltimas notícias

Ceará teve 20 casos de envenenamento de pessoas no primeiro semestre de 2025

O número de casos de envenenamento criminoso no Brasil atingiu o maior...