Lar Sertão Central Mesmo com fim das chuvas, Ibaretama registra menor temperatura média do Sertão Central em agosto
Sertão Central

Mesmo com fim das chuvas, Ibaretama registra menor temperatura média do Sertão Central em agosto

139
Ibaretama foi, entre os municípios do Sertão Central, a ter a mais baixa temperatura apesar do fim das chuvas (Foto: reprodução/Cagece)

Região Central: O mês de agosto, que é conhecido pela ausência de chuvas e o fim por completo do período chuvoso, este ano trouxe uma surpresa: registrou baixas temperaturas e no Sertão Central Ibaretama foi o município que teve a menor média de tempera mínima do mês.

Os dados foram levantados pelo Revista Central através da Plataforma de Coleta de Dados (PCD) da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A pesquisa considerou os dados coletados pela Plataforma até a noite da última quinta-feira (18), quando esse texto foi fechado.
Conforme os dados mostrados pela Funceme, até a última quinta Ibaretama havia registrado 20.0 graus. Se comparado apenas com as temperaturas mínimas do Sertão Central, foi o menor registro dos termômetros no período.
Depois de Ibaretama aparece a localidade de Cangati, em Canindé, que teve registrado a média mínima de 20.1º durante o mês atual. A localidade de Barra do Serrote, na zona rural do município de Piquet Carneiro, figura como a terceira menor mínima registrada em agosto no Sertão Central, com 20.2º.
Pode não parecer, mas é comum que as temperaturas caiam no período da noite, é o período onde as temperaturas despencam. Geralmente os índices mais baixos são observados durante a madrugada. Favorecido pelas fortes ventanias, o que é mais comum no mês de agosto, o frio da noite se torna mais típico neste período do ano.
Esse fenômeno é muito característico das regiões do sertão nordestino. Mas além da meteorologia, a explicação pode ser encontrada também na física. A baixa umidade do ar faz com que não se retenha o calor que se incide durante o dia; com pouco vapor dagua na atmosfera há pouca formação de nuvens as quais ajudariam a evitar essas variações na temperatura. Assim ao anoitecer a temperatura vai diminuindo, ou seja, o solo seco vai perdendo temperatura para a atmosfera.
Segundo os dados da Funceme, até o momento do mês de agosto, a temperatura mais baixa foi em São Benedito, com 17,º, seguido pelos municípios de Aiuaba e Crato, com 17,7º e 18º, respectivamente. Araripe e Poranga também figuram na lista.

Artigos relacionados

Sertão CentralÚltimas notícias

Fechamento da Libra em Banabuiú ocorre sob custos de R$ 30 milhões com ações ambientais e desvalorização do ferro

Região Central: Uma série de fatores teriam contribuído para a decisão do fechamento...

Sertão CentralÚltimas notícias

Tumulto interrompe apresentação de caretas no município de Mombaça

Um tumulto registrado na noite desta quinta-feira (23) interrompeu a tradicional apresentação...

Sertão CentralÚltimas notícias

Empresa Libra Ligas encerra atividades em Banabuiú e deve demitir cerca de 170 funcionários

Região Central: A unidade de Banabuiú da empresa Libra Ligas do Brasil...