Lar Internacional Meme “Guiana Brasileira” causa polêmica e irrita portugueses nas redes sociais
InternacionalÚltimas notícias

Meme “Guiana Brasileira” causa polêmica e irrita portugueses nas redes sociais

1.4k
Portugueses publicaram vídeos para rebater meme 'Guiana Brasileira', que trata Portugal como território do Brasil — Foto: Reprodução

A recente onda de memes que transformam Portugal em uma suposta “província brasileira” tem causado desconforto entre usuários portugueses das redes sociais. A piada, apelidada de “Guiana Brasileira”, começou de forma aparentemente inofensiva, mas tem gerado reações negativas — e, em alguns casos, indignação.

A brincadeira consiste em tratar Portugal como um novo estado do Brasil, com brasileiros comentando em páginas lusitanas frases como “somos todos brasileiros” ou propondo que Lisboa seja rebatizada de “Vitória da Reconquista”. Alguns mais ousados chegaram a comparar o contorno do país europeu ao estado de Pernambuco, apelidando Portugal de “Pernambuco de pé”.

O meme chegou a ultrapassar as barreiras do humor digital e foi parar até na Wikipédia. Na última sexta-feira (18), uma página foi criada afirmando que Portugal teria sido anexado ao Brasil por meio de um acordo histórico. O conteúdo, porém, foi removido do ar em menos de dez minutos.

Diante da viralização, as reações de portugueses se intensificaram. O influenciador Bruno Oliveira, por exemplo, fez um vídeo dizendo que entende o humor, mas apontou que muitos comentários cruzam a linha do respeito. “Falar de uma cultura, de um povo, de uma nação, de uma bandeira — tudo tem limites. Isso é mau, isso não é brincadeira. Já está em outro nível”, disse ele.

A portuguesa Bruna Filipa, por sua vez, afirmou que não se sente ofendida pelo meme em si, mas que fica incomodada com comentários depreciativos, principalmente sobre o sotaque. “Amo os brasileiros, só que essas atitudes só geram mais conflitos. Falar mal da língua do povo que te acolheu, dos portugueses, do país, comparar com favela, é muita falta de respeito”, comentou.

Outro usuário, identificado apenas como Bruno, criticou a narrativa da piada dizendo que o Brasil, na verdade, gostaria de integrar a União Europeia. “Fiquem com o Brasil de um lado do Atlântico que nós ficamos com Portugal do outro. Não se tentem convencer que um dia Portugal será brasileiro”, declarou.

Apesar das críticas, brasileiros seguem alimentando o humor nas redes, dobrando a aposta com mais piadas. Muitos argumentam que a piada não passa disso — uma piada — e que está longe de se comparar com os efeitos reais do colonialismo português. Alguns ainda relembram episódios de discriminação enfrentados por brasileiros em Portugal.

Segundo dados da Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial, em 2021 foram registradas 109 queixas de xenofobia contra brasileiros no país europeu, um salto de 142% em relação a 2018. Os relatos variam desde dificuldades em conseguir moradia ou emprego, até casos explícitos de agressão e ofensas.

No meio da controvérsia, a influenciadora Nokas ofereceu um contraponto bem-humorado, reconhecendo a criatividade brasileira. “Primeiro, foi o meme do ouro. Depois, que falamos um português arcaico. E agora, somos uma guiana?”, brincou ela.

No fim das contas, o debate sobre o limite do humor na internet volta à tona — com uma dose de ironia, crítica social e, claro, memes.

Artigos relacionados

NacionalÚltimas notícias

Deputada Luizianne Lins tem barco interceptado por Israel; governo manifesta preocupação

O governo do Brasil manifestou “preocupação” diante da ação da marinha israelense...

PolicialÚltimas notícias

Homem é condenado a 18 anos de prisão por matar idoso com golpes de barra de ferro

Um homem foi condenado a 18 anos de prisão em regime fechado...

QuixadáÚltimas notícias

EXCLUSIVO: Professor Marcos James, ex-Unicatólica, assume direção de pós-graduação da Unifor

O professor Marcos James Bessa, que respondia pela reitoria do Centro Universitário...