Lar Ceará Maria e Francisco lideram lista de nomes mais populares do Ceará, segundo o IBGE
CearáÚltimas notícias

Maria e Francisco lideram lista de nomes mais populares do Ceará, segundo o IBGE

383

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (4) o levantamento mais recente sobre os nomes mais comuns no Brasil, com dados detalhados por estado. No Ceará, o ranking mostra que Maria continua sendo o nome feminino mais popular, com mais de 1 milhão de registros, enquanto Francisco lidera entre os homens, com cerca de 500 mil ocorrências.

Pela primeira vez, o IBGE também apresentou o ranking dos sobrenomes mais populares do país. No Ceará, Silva aparece no topo da lista, com 1,6 milhão de registros, seguido por Sousa e Santos.

No ranking estadual, os nomes femininos mais frequentes depois de Maria são Ana, Francisca, Antonia e Raimunda. Entre os homens, José, Antonio, João e Pedro completam as primeiras posições. Já entre os sobrenomes, Oliveira, Lima, Alves, Rodrigues, Ferreira, Pereira e Nascimentoaparecem entre os dez mais utilizados pelos cearenses.

No cenário nacional, o sobrenome Silva também é o mais comum, identificado em 34 milhões de brasileiros, o que representa cerca de 17% da população. De origem latina, o nome deriva de “selva” ou “floresta” e era usado, originalmente, por famílias que viviam em regiões de vegetação abundante.

O levantamento integra os dados do Censo 2022 e permite ao público consultar, no site do IBGE, a popularidade de seus próprios nomes e sobrenomes, além de informações históricas e de distribuição por regiões do país.

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

Comoção em Quixeramobim: jovem morre após grave capotamento na CE-473

Região Central – O fim de semana foi marcado por diversos acidentes...

PolicialÚltimas notícias

Novo ataque a faca deixa mais dois feridos em Canindé em menos de 24 horas

Região Central – Menos de 24 horas após um sargento da Polícia...

EntretenimentoÚltimas notícias

Mistério no Sertão: suposto OVNI é registrado em fazenda no município de Quixadá

Região Central: Há cerca de uma semana, o perfil “Acredite se Quiser...

PolicialÚltimas notícias

Brutalidade: Homem mata o irmão na frente da mãe e tenta arrancar o coração e a cabeça, em Itapiúna

Região do Baturité: Um crime de extrema violência chocou moradores do município...