Lar Ceará Mais de 70 alunos abandonaram estudos em Boa Viagem, segundo dados da Unicef
Ceará

Mais de 70 alunos abandonaram estudos em Boa Viagem, segundo dados da Unicef

145
Ilustração de alunos durante momento cívico no ano 2019. Foto: divulgação

Região Central: O município de Boa Viagem tem 74 estudantes que abandonaram a escola, segundo levantamento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Desse total, 42 são jovens da rede estadual e 32 da rede municipal de ensino.

A plataforma Busca Ativa Escolar compilou dados de 183 municípios cearenses, excluindo a capital Fortaleza, que não participa do Selo Unicef e considerando o Censo Escolar de 2019, divulgado em 2020.

Ao todo, foram identificados 15.102 estudantes das redes municipais e estaduais no Ceará. Destes, até o último dia 29 de junho, 3.705 haviam retornado às escolas, conforme o Selo.

O cruzamento de informações se dá na categoria de meninos e meninas “não localizados”, ou seja, que estavam matriculados no ano anterior e no Censo atualizado não são encontrados.

As estratégias para atrair esses alunos de volta são decididas por cada secretaria municipal de educação, mas o Unicef segue defendendo a busca ativa como forma eficaz de entender o que levou o estudante a abandonar os estudos e como é possível ajudá-lo a retornar.

Para a especialista em educação do Unicef, Verônica Bezerra, o risco de abandono cresceu durante a pandemia. Com isso, a busca ativa por meio do controle da frequência e do contato direto com os estudantes faltosos deve focar tanto em trazer de volta aqueles alunos que abandonaram a escola como também cuidar para aqueles que estão matriculados não desistam.

Com informações do Portal SertNews

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Ambulância do Samu sai da pista e fica destruída em acidente na BR-116

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Ceará) se...

CearáÚltimas notícias

Carro de empresa de internet é arrastado por correnteza e cai em rio no interior do Ceará

Um veículo de uma empresa provedora de internet caiu em um trecho...

CearáÚltimas notícias

Ceará chega a quase 30 açudes sangrando nesta segunda-feira (20)

Subiu para 28 o número de açudes que estão sangrando no Ceará,...