Lar Ceará Mais de 600 kg de drogas são apreendidos e 23 pessoas presas em operação contra o tráfico no Ceará
Ceará

Mais de 600 kg de drogas são apreendidos e 23 pessoas presas em operação contra o tráfico no Ceará

259
Armas apreendidas ao longo de dois anos da operação deflagrada nesta quarta-feira, 25. (foto: Divulgação)

As investigações realizadas pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio do Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD) do Cariri, resultaram em prisões e na descapitalização do grupo criminoso investigado. A PC-CE solicitou o bloqueio de R$ 100 milhões de valores que eram movimentados por integrantes da organização criminosa. A estratégia foca na asfixia financeira do grupo como forma de enfraquecimento. Além do bloqueio, a Polícia Civil confiscou veículos, imóveis, dinheiro e apreendeu armas, munições e mais de meia tonelada de entorpecentes. O resultado é fruto de apurações desenvolvidas há dois anos.

A operação intitulada “Continuum”, palavra derivada do latim que se refere a uma série de acontecimentos sequenciais, fazendo com que haja uma continuidade entre o ponto inicial e o final, podendo ser traduzido como “contínuo”, decorreu de uma investigação que gerou uma sucessão de fatos que resultaram em prisões em flagrante, nas apreensões de drogas, veículos e dinheiro, e no cumprimento de buscas e apreensões, bem como na identificação de integrantes de organização criminosa com ramificações nos estados do Ceará e São Paulo. O grupo é responsável pelo tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e homicídios na região do Cariri. As investigações iniciaram em meados de 2020.

Operação, nesta quarta-feira (25), resultou em 23 pessoas presas
Nas primeiras horas da manhã de hoje, 90 policiais civis saíram em campo para prender integrantes do grupo criminoso que ainda estavam em liberdade. Foram cumpridos 48 mandados judiciais – sendo 25 de busca e apreensão e 23 de prisão preventiva, nas cidades de Barbalha, Caririaçu, Crato, Fortaleza, Jardins, Juazeiro do Norte e Missão Velha no Ceará, além de São Paulo. Um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS prestou apoio aos policiais que cumpriram os mandados. No total, 23 pessoas, sendo seis mulheres e 17 homens, foram presas e oito armas de fogo e cerca de dez quilos de drogas foram apreendidos.

Histórico das investigações
Além da solicitação do bloqueio de R$ 100 milhões, da primeira ação até a conclusão da investigação que culminou na operação deflagrada hoje, a PC-CE já apreendeu mais de 600 quilos de drogas, 15 armas de fogo, mais de mil munições, sete carros, um reboque e duas motocicletas, que resultaram na instauração de 11 Auto de Prisão em Flagrante delito. Também foram sequestrados outros três veículos e uma propriedade rural no município da Caririaçu.

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Justiça absolve coronel aposentado da PM acusado de abusar sexualmente do próprio filho

A Justiça do Ceará absolveu um coronel aposentado da Polícia Militar acusado...

CearáÚltimas notícias

Juíza manda fábrica de jeans em Fortaleza reintegrar 22 funcionários demitidos após vitória de Lula

Vinte e dois funcionários da fábrica de confecções Gout Jeans, em Fortaleza,...

CearáÚltimas notícias

Tragédia: Colisão entre ambulância e caminhão deixa paciente de 68 anos morta

Uma mulher de 68 anos morreu e outras três pessoas ficaram feridas...

CearáÚltimas notícias

Colisão entre caminhões deixa um morto e feridos na CE-138, em Morada Nova

Um acidente envolvendo dois caminhões terminou com a morte de um homem...