Lar Ceará Mais de 300 pessoas são salvas de afogamento nos cinco primeiros meses de 2025
CearáÚltimas notícias

Mais de 300 pessoas são salvas de afogamento nos cinco primeiros meses de 2025

346
Imagem meramente ilustrativa

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou 331 salvamentos de pessoas em risco de afogamento entre janeiro e maio de 2025. O número representa uma redução de 20% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registradas 416 ocorrências.

Os números foram divulgados nesta segunda-feira (9). Segundo a corporação, o recuo está relacionado ao aumento das ações preventivas, que passaram de 47.740 no ano passado para 54.618 neste ano.

O comandante do Batalhão de Salvamento Marítimo (BSMar), tenente-coronel Cícero Osvaldo Zacarias Pereira, atribui os resultados ao reforço nas campanhas de prevenção e ao planejamento das operações durante os períodos de férias, Carnaval e Semana Santa. “Investir em prevenção é evitar tragédias”, afirmou.

Entre as recomendações para evitar afogamentos, o Corpo de Bombeiros orienta a população a respeitar as sinalizações de bandeiras e placas nas praias, que indicam locais perigosos, como correntezas ou trechos impróprios para banho.

Também recomenda que pessoas sem habilidade de natação evitem áreas profundas e permaneçam com a água até a altura da cintura. Crianças devem ser supervisionadas o tempo todo, inclusive em piscinas e águas rasas. Outro alerta é para que banhistas evitem entrar na água após o consumo de bebidas alcoólicas.

Artigos relacionados

QuixadáÚltimas notícias

Tristeza: Morre Tia Lu, coordenadora de creche e professora de Quixadá

A educação de Quixadá perdeu uma de suas profissionais mais conhecidas nesta...

PolicialÚltimas notícias

Membro de grupo de piseiro é morto a tiros em lava a jato que comprou há um mês

Um jovem de 22 anos, integrante da equipe que acompanha o DJ...

QuixadáÚltimas notícias

Sarau Vozes e Versos leva poesia, música e feira independente à Praça da Cultura de Quixadá

O Coreto da Praça da Cultura, em Quixadá, recebe nesta quinta-feira (9),...