Região Central: Surpreendendo aqueles que esperavam o tradicional sol do mês de julho, o tempo nesta terça-feira amanheceu sob chuva em boa parte dos municípios do Sertão Central. Madalena obteve o maior registro na região, com 31 mm.
Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), e equivalem ao intervalo de sete da manhã da última segunda-feira (28), até às sete da manhã desta terça-feira (29).
Dos 18 municípios que compõem a região, nove tiveram chuvas. Além de Madalena, choveu forte em Choró (30 mm), Quixeramobim (20 mm), Canindé (14 mm) e Quixadá (12 mm).
O que estaria por trás das chuvas num período em que o comum seja de sol? De acordo com a Funceme as precipitações estão associadas à atuação de um Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), que deve continuar influenciando o tempo no Ceará até a terça-feira (29). Para esta terça, a tendência é de que as precipitações se concentrem no interior, com destaque para a madrugada nas regiões do Sertão Central e Inhamuns, além de áreas litorâneas.
