Lar Ceará Lula convida Camilo Santana para assumir o Ministério da Educação
CearáNacionalPolítica

Lula convida Camilo Santana para assumir o Ministério da Educação

242
O ex-governador do Ceará Camilo Santana — Foto: Divulgação 

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, convidou no início da semana o ex-governador e senador eleito Camilo Santana (PT-CE) para ser o futuro ministro da Educação.

Ao mesmo tempo, a ideia de Lula é ter a atual governadora do estado Izolda Cela como secretária nacional de Educação Básica.

Camilo deverá dar uma resposta a Lula nestes próximos dias.

Inicialmente o nome de Izolda era cotado para assumir a Educação. É que Lula quer aproveitar a força de senadores eleitos aliados dentro do Congresso, uma vez que muitos bolsonaristas também conquistaram mandatos de deputados e senadores.

Mas Lula decidiu abrir exceção para alguns nomes, como é o caso de Camilo Santana. Outra exceção até o momento foi a do senador eleito Flávio Dino (PSB-MA), já anunciado para a pasta da Justiça.

Minas e Energia
Além disso, Lula já sinalizou que Renan Filho (MDB-AL) deve ser o ministro de Minas e Energia, uma pasta historicamente comandada pelo MDB do Senado. Saíram de lá, por exemplo, os ex-ministros Edson Lobão e Eduardo Braga

O convite para Renan Filho ainda não foi formalizado. Lula aguarda para a próxima semana a definição das pastas consideradas políticas, que são aquelas que vão servir para compor a governabilidade.

Para esses ministérios, serão indicados políticos do MDB, União Brasil e PSD, tanto da Câmara quanto do Senado.

A indicação é que o senador Alexandre Silveira (PSD-MG) pode ficar com a Infraestrutura.

Por Gerson Camarotti

Artigos relacionados

NacionalÚltimas notícias

Vovô Anésio, influenciador digital e símbolo de carisma na Internet, morre neste sábado (13), aos 88 anos

O influenciador digital Vovô Anésio morreu neste sábado (13), aos 88 anos....

CearáÚltimas notícias

Última parcela do IPVA 2026 para veículos no Ceará vence nesta sexta-feira (12)

Proprietários de veículos emplacados no Ceará têm até sexta-feira (12) para pagar...

CearáÚltimas notícias

Passageiros de ônibus detêm e amarram homem que fez gestos obscenos para mulheres

Um motociclista suspeito de praticar atos obscenos contra mulheres que estavam em...