Lar Ceará Liberação de uso de máscaras no Ceará é ‘cogitada’, diz secretário
Ceará

Liberação de uso de máscaras no Ceará é ‘cogitada’, diz secretário

143
Secretário da Saúde, Marcos Gadelha, e governador Camilo Santana durante anúncio de medidas contra o coronavírus no Ceará. — Foto: Camilo Santana/Redes sociais/Reprodução

A liberação do uso de máscaras será discutida pelos gestores da Saúde no Ceará na próxima reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia, prevista para ocorrer na sexta-feira (18). Há dois anos, o estado confirmava os três primeiros casos da doença e semanas depois um decreto tornou obrigatório o uso de máscaras.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Marcos Gadelha, essa liberação será pauta no próximo encontro, porém ressaltou que a possibilidade da liberação da utilização da máscara passará por um estudo do conselho técnico e científico. No Ceará, o uso segue obrigatório em todos os ambientes.

“Nós estamos cogitando essa possibilidade. Será levado para o comitê gestor junto com o governo. Isso com certeza será um dos pontos pautados na próxima reunião. Talvez a gente tenha uma resposta em relação a isso”, afirmou.
“Primeiro passamos pelo grupo técnico. Quais são as evidências que existem neste sentido. Pegamos todo o cenário do Ceará e todos os dados epidemiológicos no cenário atual. Lembro que existe o conselho técnico e científico”, destacou.

Quarta onda de infecções
O secretário Marcos Gadelha ainda comentou sobre a chance do Ceará enfrentar uma quarta onda de infecções. O gestor da saúde disse que países onde a cobertura vacinal é baixa ocasiona a possibilidade de surgirem novas variantes. “Se você tiver países com baixa cobertura vacinal, aumenta a chance de novas variantes”, disse.

Apesar da possibilidade do surgimento da quarta onda, Marcos Gadelha crê que essa não terá a mesma força das anteriores por conta da cobertura vacinal e da infraestrutura de saúde que há hoje no estado.

“Mas a gente não acredita na ocorrência semelhante que aconteceu na primeira e segunda onda. Se você tem uma população vacinada, a ocorrência de hospitalização diminui bastante. Se há um avanço no cenário da vacinação vamos estar preparados para isso. Nós temos uma rede de saúde que conseguimos regionalizar e centralizar estamos mais preparados para qualquer outra onda que venha ocorrer”, definiu.

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Bolão feito em Fortaleza acerta Mega-Sena especial que sorteou mais de R$ 300 milhões; confira os números

Um bolão registrado em Fortaleza acertou as seis dezenas do concurso 3010...

CearáÚltimas notícias

Cliente denuncia golpe com imagens feitas por IA após encomenda de fardamentos

Um cliente registrou um boletim de ocorrência por estelionato após afirmar ter...

CearáÚltimas notícias

ANP reconhece que líquido escuro encontrado no quintal de morador do Ceará é petróleo

Fim do mistério: a Agência Nacional do Petróleo (ANP), concluiu após uma...