Quixadá: Os casos de crianças diagnosticadas com complicações respiratórias e/ou com quadro confirmado de bronquiolite, estão em alta no Ceará e na região do Sertão Central. No Hospital Maternidade Jesus Maria José (HMJMJ) em Quixadá, todos os 19 leitos pediátricos estão ocupados.
A informação foi apurada pelo Revista Central com usuários e fontes, e confirmada na manhã desta sexta-feira (16) com o diretor da instituição, Dr. Kaléu Mormino Otoni. Segundo Kaléu, a Maternidade teve que fazer leitos extras em função da alta demanda de crianças que chegam à unidade em busca de tratamento.
“De fato, a gente tá lotado e a maioria dos casos são de bronquiolite mesmo. O HMJMJ, por iniciativa própria e vendo a necessidade da região, abriu seis leitos extras para tentar contribuir e mesmo assim estão todos lotados”, afirmou Kaléu ao Revista Central.
Segundo uma fonte ouvida pelo RC, em todo o Ceará há mais de 40 crianças aguardando uma vaga em UTI com sintomas de bronquiolite. Já há casos de mortes na região que estão em investigação, onde a principal suspeita é o quadro de bronquiolite, embora o diagnóstico ainda não esteja confirmado.
Diagnóstico
Além do período do ano, onde o aumento de casos é mais comum, a alta de crianças com bronquiolite é associada também ao contato físico de adultos com bebês nos seus primeiros meses de vida. Adultos com tosse, dor de garganta ou sintomas gripais quando visitam ou têm contato físico com bebês, podem transmitir o mesmo vírus através do toque físico como beijo na mão, no rosto, no pescoço e até no abraço.
De acordo com o Ministério da Saúde a bronquiolite é uma doença respiratória aguda que afeta principalmente crianças com menos de dois anos, sendo mais comum no inverno. É caracterizada pela inflamação dos bronquíolos, pequenas vias áreas dos pulmões e sua principal causa se dá por infecções virais.
Os principais sintomas são obstrução nasal, nariz escorrendo, tosse acompanhada por febre, irritabilidade, chiado no peito e dificuldade para respirar. Em casos graves a criança pode apresentar gemência (som de queixa ao respirar), cianose arroxeamento dos lábios e pausas respiratórias.
