Lar Ceará Lei que protege Monólitos de Quixadá completa 20 anos neste sábado (17) com programa na Casa De Saberes
CearáQuixadáSertão Central

Lei que protege Monólitos de Quixadá completa 20 anos neste sábado (17) com programa na Casa De Saberes

190
Monólitos de Quixadá: principal característica da cidade (Foto: reprodução)

Quixadá: As formações rochosas de Quixadá podem ser um simples recurso visual, para quem passa por aqui ou para quem mora no município. Mas para ambientalistas e geógrafos elas formam um monumento natural valioso e fonte de um recurso inesgotável de riqueza ecológica.

Essa semana faz 20 anos que os monólitos quixadaenses são protegidos e tombados como uma Unidade de Conservação (UC). A data será comemorada com uma programação especial neste sábado (18), a partir das 18h, na Casa de Saberes Cego Aderaldo, que completa cinco anos de fundação em Quixadá.

Na ocasião serão assinados o Decreto de Regulamentação do Plano de Manejo da UC e a Portaria que cria Grupo de Trabalho (GT) para o projeto Geoparque Sertão Monumental. Um outro geoparque que existe no Ceará é o da Chpada do Araripe, no Cariri. Com a criação do projeto, o geoparque em Quixadá será o segundo do Ceará;

Na programação também está prevista a entrega de recursos financeiros na ordem de R$ 230 mil, provenientes de Compensação Ambiental do Ibama. O valor será utilizado pelo grupo de trabalho para fazer o monitoramento da área. Notebooks, um veículo de ronda diária e ate um drone para monitorar a área, deverão ser adquiridos.

Durante o evento, personalidades serão homenageadas: a Governadora Izolda Cela; os secretários estaduais, Artur Bruno, do Meio Ambiente; da Cultura, Fabiano Piúba; o Prefeito de Quixadá, José Ricardo Araújo Silveira; o Comandante do 1o Batalhão de Combate ao Incêndio Florestal (1o BCIF), Major João Cleiton Moreira; o Promotor de Justiça de Quixadá, Dr. Ronald Fontenele Rocha Promotor de Justiça; e o agente ambiental, Francisco Antônio dos Reis, da Associação de Catadores e Recicladores de Quixadá.

O Monumento Natural (MONA) Os Monólitos de Quixadá é uma UC de categoria Proteção Integral. Criada por meio do Decreto Nº 26.805, de 25 de outubro de 2002, tem uma área de 28.759,56 hectares.

O curral de pedras de Quixadá é conhecido como serrotes ou monólitos. Sua escala de ocorrência é considera gigantesca, o que atribui à paisagem um caráter singular, com grande destaque visual.

Os monólitos estão concentrados em mais de cinquenta elevações, conferindo à área um aspecto único no Brasil. Os Monólitos de Quixadá fazem parte da Associação Mundial de Montanhas Famosas (World Famous Mountains Association – WFMA)

Artigos relacionados

Sertão CentralÚltimas notícias

Acidente envolvendo veículo da prefeitura de Caridade deixa um morto

Sertões de Canindé: Um homem morreu e uma mulher ficou ferida após um...

Sertão CentralÚltimas notícias

Equipes resgatam homem que se escondeu na Serra do Lajedo, em Boa Viagem, após surto

Região Central: Um homem foi resgatado na Serra do Facão no município...

CearáÚltimas notícias

Ônibus de cantor de forró sofre acidente após falha nos freios; show é cancelado

Um ônibus que transportava o cantor de forró Kelvy Pablo e integrantes...