Lar Nacional La Niña: fenômeno volta ao Brasil, deve intensificar chuvas no Nordeste e mudar clima até 2026
NacionalÚltimas notícias

La Niña: fenômeno volta ao Brasil, deve intensificar chuvas no Nordeste e mudar clima até 2026

1.5k

A Administração Atmosférica e Oceânica dos Estados Unidos (NOAA) confirmou o retorno do fenômeno climático La Niña, que deve permanecer até o fim de 2025 ou início de 2026. A formação, observada desde setembro, resulta do esfriamento das águas do Pacífico Equatorial e influencia o regime de chuvas e temperaturas em várias regiões do planeta.

No Brasil, os efeitos devem ser mais intensos nas regiões Norte e Nordeste, onde há previsão de precipitações acima da média nos próximos meses. No Ceará, o fenômeno tende a favorecer o aumento das chuvas e a redução das temperaturas, cenário acompanhado de perto pelo setor hídrico e pela Defesa Civil.

Especialistas destacam que a intensidade da La Niña e as condições do Atlântico Tropical serão determinantes para os impactos no Estado. O fenômeno pode contribuir para a recuperação dos reservatórios e o fortalecimento da agricultura, mas também eleva o risco de alagamentos e deslizamentos em áreas vulneráveis.

No restante do País, os efeitos devem variar. Enquanto Norte e Nordeste podem registrar excesso de chuvas, o Sul deve enfrentar um período mais seco. Já na Amazônia e no Pantanal, a combinação da La Niña com outros sistemas atmosféricos pode aumentar o risco de queimadas durante a estiagem.

De acordo com o Instituto Internacional de Pesquisa em Clima (IRI), há 60% de probabilidade de que o fenômeno persista até o verão de 2025/2026, em intensidade fraca. Ainda assim, as previsões exigem acompanhamento contínuo, já que as condições climáticas podem sofrer variações nos próximos meses.

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

Polícia Civil destrói mais de três toneladas de drogas apreendidas no Ceará

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia...

PolíticaÚltimas notícias

Homem acusado de atacar ex-companheira com facadas e decepar orelha será julgado em Fortaleza

O homem acusado de tentar matar a ex-companheira com dezenas de golpes...

QuixadáÚltimas notícias

Quixadá abre Quixadá Verde 2026 e recebe mais de 100 pilotos de voo livre do Brasil e do exterior

Quixadá: Este município dá início neste sábado (20) a mais uma edição...

PolicialQuixeramobimÚltimas notícias

Suspeito de matar campeão de vaquejada em Quixeramobim segue foragido já há 10 dias

Quixeramobim: O principal suspeito de matar o vaqueiro Francisco Eudazio Lira Soares,...