A Justiça do Ceará determinou a suspensão do evento “Pindorecana”, previsto para ocorrer de 24 a 27 de julho no estádio “O Costão”, em Pindoretama. A decisão atende a um pedido do Ministério Público do Estado (MPCE), que questionou os altos custos com a festa diante da precariedade dos serviços públicos no município.
Entre as atrações contratadas e agora canceladas, estão os cantores Wesley Safadão, Taty Girl, Gil Mendes, Tito e a banda Forró Real. Juntas, as apresentações artísticas somariam um gasto de R$ 1,69 milhão, segundo o MPCE. Os contratos foram firmados com base em inexigibilidade de licitação.
Para o Ministério Público, os valores são incompatíveis com a atual realidade de escolas, creches, unidades básicas de saúde e hospitais da cidade, que enfrentam problemas estruturais e carecem de investimentos. A Promotoria de Justiça de Pindoretama afirma ter diversos procedimentos abertos para apurar irregularidades nesses serviços essenciais.
Com a decisão da Vara Única da comarca de Pindoretama, a Prefeitura deve suspender imediatamente todos os serviços relacionados à festa, inclusive a divulgação do evento. Em caso de descumprimento, será aplicada multa diária de R$ 50 mil.