Lar Política Justiça Eleitoral julga improcedente ação sobre cota de gênero que mudaria composição da Câmara de Ibicuitinga
PolíticaÚltimas notícias

Justiça Eleitoral julga improcedente ação sobre cota de gênero que mudaria composição da Câmara de Ibicuitinga

701
Câmara de Ibicuitinga com imagens do google (editada pelo RC)

Ibicuitinga (Região Central) – O juiz Paulo Paulwok Maia de Carvalho, da 47ª Zona Eleitoral, julgou improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pela Federação Brasil da Esperança – FE Brasil (PT), que questionava a validade da candidatura de Ana Brena Silvestre Lima nas eleições municipais de 2024. A ação apontava suposta fraude à cota de gênero e pedia a cassação dos mandatos dos vereadores eleitos pelo PSD, Nonato Pinheiro e Eusebio Pinheiro.

Segundo a acusação, Ana Brena teria sido registrada como candidata apenas para cumprir o percentual mínimo de candidaturas femininas exigido por lei, sem efetiva intenção de concorrer. A candidata recebeu apenas seis votos e, conforme alega o PT, houve incompatibilidade entre os R$ 15.000,00 recebidos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e a suposta ausência de atividades de campanha.

A defesa, porém, apresentou provas de postagens realizadas nas redes sociais durante o mês de setembro de 2024, além de informar que as publicações foram arquivadas por motivos pessoais após o resultado do pleito. A candidata também alegou ter enfrentado resistência política da família do ex-marido, que integrava a chapa adversária, o que teria contribuído para a baixa votação.

O Ministério Público Eleitoral manifestou-se pela improcedência da ação, destacando a ausência de provas contundentes de fraude.

Na sentença, o juiz destacou que a baixa votação, isoladamente, não configura fraude à cota de gênero. Segundo ele, “o resultado inexpressivo pode ser explicado por diversos fatores legítimos, como o contexto político local, dificuldades pessoais e resistência de eleitores já comprometidos com outras candidaturas”. O magistrado também mencionou que a candidata contratou empresa de marketing digital e prestou contas regulares da campanha.

Com a decisão, a composição atual da Câmara Municipal de Ibicuitinga permanece inalterada. Cabe recurso da parte.

Com a decisão, a composição atual da Câmara Municipal de Ibicuitinga permanece inalterada. Cabe recurso da parte.

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Tragédia: incêndio atinge casa de protetora de animais e cão morre após inalar fumaça no Ceará

Um incêndio atingiu, na tarde desta sexta-feira (11), uma residência onde uma...

NacionalÚltimas notícias

Novas conversas de Vorcaro indicam que ele promovia ‘orgia’ com até 120 mulheres

Eventos marcados por luxo, apresentações musicais e a presença de mulheres contratadas...

QuixeramobimÚltimas notícias

Recomeço: Ana Clara revela nova cirurgia e transforma trauma em luta contra a violência

Quase quatro meses depois de sobreviver a uma tentativa de feminicídio, Ana...

Eleições 2026Últimas notícias

Eleições 2026: Nova pesquisa Datafolha mostra Lula com 39% e Flávio Bolsonaro com 35% no 1º turno

Eleições 2026: A nova rodada da pesquisa Datafolha para presidente mostra vantagem...