Lar Ceará Justiça determina que Prefeitura de Ocara regularize frota de transporte escolar em 30 dias
Ceará

Justiça determina que Prefeitura de Ocara regularize frota de transporte escolar em 30 dias

15
Promotoria acatou pedido do MPCE e pediu que Prefeitura contratasse motoristas profissionais e frota adequada (Foto: MPCE)

A Promotoria de Justiça de Ocara deu um prazo de 30 dias, para que a Prefeitura do município regularize os problemas encontrados durante vistoria técnica, na frota de transporte escolar. Em caso de descumprimento a medida prevê que tanto a secretária de educação, Raquel Lopes, como a prefeita, Amália Lopes, sejam penalizadas.

De acordo com o Ministério Público do Ceará (MPCE) o município de Ocara não estaria prestando o serviço de transporte escolar de forma adequada. Três vistorias já foram feitas pelo órgão nos últimos três anos, e a última, em março, constatou que os veículos que compõem a frota, estão em situação irregular e sem condições de transportar os alunos.

A situação encontrada pelo MPCE é grave. O órgão constatou que além das irregularidades, o município teria se omitido de fiscalizar o serviço e os veículos. A omissão, no entendimento do Ministério Público, fere a legislação federal, a estadual e a Constituição Federal de 1988, pois vai de encontro à segurança dos passageiros e motoristas e à garantia de seus direitos fundamentais à integridade e à vida.

Frente às situações de irregularidade, e para garantir a segurança dos alunos, a Promotoria de Justiça de Ocara ajuizou no último dia 19 de abril, uma Ação Civil Pública (ACP) para visando “a aplicação da legislação de trânsito, a segurança do serviço, a integridade física dos usuários e evitar a ocorrência de danos às crianças e adolescentes que utilizam o transporte escolar”, descreveu o MPCE.

Essa semana a Justiça deferiu o pedido da Promotoria e determinou que o Município de Ocara somente utilize veículos para o transporte escolar que atendam às normas da legislação vigente e que sejam conduzidos por pessoas habilitadas. Segundo a decisão judicial, a regularização e adequação da frota e dos motoristas devem ser feitas no prazo máximo de 30 dias.

Caso as medidas não sejam cumpridas, a Prefeitura de Ocara e seus representantes legais e responsáveis pelo ato (prefeita e secretária de Educação) ficarão sujeitos à aplicação de multa de até 20% do valor da causa e à multa processual de R$ 1.000,00 por dia de descumprimento. A incidência da multa processual diária inicialmente é limitada ao montante de R$ 60.000,00 sem prejuízo de posterior revisão do valor caso seja necessário.

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

‘Seca verde’: entenda o fenômeno que muda a paisagem mas que não traz fartura no campo

Repare: a paisagem está verde ao invés do tradicional cinza amarronzado que...

CearáÚltimas notícias

Ceará investiga caso suspeito de gripe aviária em criação de quintal no interior do estado

Um caso de suspeita de gripe aviária está sendo investigado no município...

CearáÚltimas notícias

Há 15 dias para fim da quadra chuvosa, Ceará ainda tem 38 açudes sangrando

Há 15 dias para o fim do período oficial chuvoso no Ceará,...