Lar Ceará Jovens deficientes de Ocara que perderam pai e mãe receberão proteção do Estado
Ceará

Jovens deficientes de Ocara que perderam pai e mãe receberão proteção do Estado

161
Membros da Prefeitura, com a Secretaria do Estado e membros do MPCE vão decidir sobre situação das crianças (Foto: divulgação)

Membros do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) da comarca de Ocara se reuniram para tratar da situação de jovens com deficiência e a necessidade de inclui-los no programa de Residência Inclusiva. O encontro reuniu representantes do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania), da Promotoria de Justiça de Ocara, da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Estado (SPS) e da administração municipal de Ocara.

O caso que ensejou a reunião diz respeito a dois irmãos, de 18 e 27 anos de idade, em situação patológica grave e com vínculos familiares fragilizados. Ambos viviam sob a responsabilidade da mãe, que era acamada, tinha dificuldade de locomoção e cuidava dos filhos. Contudo, o pai dos rapazes faleceu no fim de 2021, vítima de infarto, e a mãe, em março de 2022.

Desde então, o MPCE e a rede de proteção social do Município buscam solução para os dois jovens. Foram realizadas audiências extrajudiciais com a participação de familiares e conhecidos. Como eles moram em casa alugada, a solução mais provável é incluir os rapazes em programa de Residência Inclusiva.

Participaram da reunião os promotores de Justiça Antônio Forte de Souza Júnior; Élder Ximenes Filho, coordenador do Caocidadania; e Hugo Frota Magalhães Porto Neto, coordenador adjunto do Centro de Apoio; o técnico ministerial Hargos José Moreira de Oliveira; e Lindemberg Bezerra de Menezes, também do Caocidadania.

Nesta segunda-feira (6) a Célula de Atenção à Alta Complexidade da SPS fará uma visita à Comarca de Ocara. A equipe fará uma avaliação da situação dos dois jovens. A ideia é conhecer de perto o contexto para, assim, chegar a uma solução que garanta a proteção social de ambos.

Também participaram do encontro virtual Aila Oliveira, tia dos jovens; Ana Fábia, assistente social do CREAS de Ocara; as convidadas Carlota Arruda e Jéssica Oliveira; Cláudia Santos, secretária de Assistência Social de Ocara; Francisco Ibiapina, secretário adjunto da SPS; a psicóloga Liliana Lima; Mônica Gondim, da Célula de Atenção à Alta Complexidade da SPS; Rayane Paula Mendes; e Tadeu Lustosa, secretário executivo da SPS

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

MPCE recomenda mudanças em colégio por atividades religiosas obrigatórias

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) recomendou que um colégio...

CearáÚltimas notícias

Grave acidente: carro bate na traseira de ônibus estacionado e fica prensado sob veículo

Um grave acidente de trânsito registrado na noite deste domingo (21) deixou...

CearáÚltimas notícias

Papa Leão XIV faz homenagem às vítimas de acidente com equipe de basquete do Ceará

O papa Leão XIV prestou homenagem, neste domingo (21), aos jovens atletas...

CearáÚltimas notícias

Estudante compra celular de R$ 3,5 mil pela internet e recebe livro e capinha

Um estudante de Fortaleza viveu uma grande frustração após realizar a compra...