Lar Quixadá João Eudes Costa: Curiosidades da história de Quixadá
QuixadáSertão Central

João Eudes Costa: Curiosidades da história de Quixadá

208

Joao_eudes_redeAqui você ficará por dentro de um pouco da história de Quixadá.

João Eudes Costa é hoje o cidadão mais dotado quando o assunto é conhecimento da história do município de Quixadá, no Sertão Central cearense. Fazer uma simples ou a mais difícil pergunta sobre a Terra da Galinha Choca não o intimida, pois ele terá a mais convincente resposta sobre este município.

Confira alguns das curiosidades:

Conforme o escritor e historiador, o primeiro campo de pouso de Quixadá, foi situado no bairro do Campo Novo, em 17/02/1933, posava um avião vindo do sul do País, pilotado pelo aviador Francisco José Macedo e seu colega Wanderley.

Este campo de pouso foi construído na administração do Ministro José Américo, em terreno cedido pela Prefeitura Municipal de Quixadá.

O órgão técnico da aeronáutica condenou o local de pouso. Foi então que a Prefeitura desapropriou uma área no sítio Mãe Dominga, onde hoje funciona o aeroporto de Quixadá.

– Em primeiro de março de 1934, o Prefeito, por decreto, determinou a extinção do litro e a adoção do quilograma, deferindo  um pedido da Associação Comercial de Quixadá.

Em 31/01/1931, a Associação Comercial de Quixadá, através de seu presidente Juvêncio Alves de Oliveira, solicitou ao ministro de Viação e Obras Públicas a restauração da linha de bonde (puxados por burros) que fazia a linha Cedro – Quixadá , considerando os ótimos serviços prestados, por aquele transporte coletivo, à população quixadaense.

O mesmo pedido de solicitação foi dirigido ao General Juarez Távora que residia no Rio de Janeiro.

-Em 1892, por ocasião da inauguração do “Clube Elegante de Quixadá”, as damas receberam flores. A festa foi animada pela banda do maestro Pedro Feitosa, considerado a melhor do interior.

Pedro Feitosa foi um dos imigrantes que chegou do Inhamus, expulso de sua região pelo longo período de estiagem. Em Quixadá, foi bem acolhido e permaneceu por aqui por muitos anos. Organizou a primeira banda de música de Quixadá, pois, não há registro da existência de outra anteriormente.

– Em 1937, teve início à construção da Catedral de Quixadá, uma iniciativa do vigário da paróquia, padre Luis Braga Rocha. A planta foi do Dr. Revy (primeiro engenheiro a trabalhar na construção do Açude do Cedro), o qual chegou a fazer os alicerces da Catedral, aproveitando os operários que trabalhavam no programa de emergência, instituído, em 1888, por D. Pedro II, para socorrer os flagelados daquela terrível seca.

João Eudes Costa – É historiador e autor de vários livros sobre o município de Quixadá.

Artigos relacionados

QuixadáÚltimas notícias

Pesquisadores da UFC Quixadá representam Ceará em evento sobre inteligência artificial no Espírito Santo

Quixadá: Professores e estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus de...

Sertão CentralÚltimas notícias

Itatira ganha ponto de internet gratuita em praça pública através do programa Ceará Conectado

Região central: O município de Itatira foi contemplado com um novo ponto...

Quixadá

Tragédia na BR-116: mulher morre horas após realizar sonho de adquirir motocicleta

Uma jovem de 24 anos morreu e o marido dela ficou gravemente...

Sertão CentralÚltimas notícias

Contador morre em acidente de trânsito no dia do próprio aniversário em Pedra Branca

Região Central: O contador Gledson Oliveira morreu na tarde desta segunda-feira (1º) após...