Lar Ceará Itatira é a única cidade do Sertão Central que ainda não informou quantas doses da Coronav já usou
CearáSertão Central

Itatira é a única cidade do Sertão Central que ainda não informou quantas doses da Coronav já usou

68
Apenas a cidade de Itatira, até o último sábado (23), ainda não havia informado a quantidade de doses já utilizadas (Foto: Divulgação)

Região Central: Até o último sábado (23), o município de Itatira, no Sertão Central era o único da região que ainda não havia informado para a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), o total de pessoas que receberam a primeira dose da Coronavac, a vacina contra a Covid-19 que foi distribuída aos municípios. A informação foi confirmada pelo G1.

Desde que as doses do primeiro lote de vacinas contra o coronavírus, chegaram ao Ceará e foram distribuídas para os municípios cearenses, a Sesa faz um mapeamento diário para ter um acompanhamento das doses que já foram usadas.

Esse mapeamento é feito mediante o contato da Sesa com os municípios, e se tornou ainda mais necessário desde que o Ministério Público do Ceará (MPCE) começou a querer ter posse de informações sobre o cronograma vacinal que está sendo elaborado por cada cidade.

Das 184 cidades cearenses que receberam a vacina, 177 informaram quantas doses já foram utilizadas. Ao todo sete municípios ainda não tinham informado para a Sesa, até o último sábado (23), quantas vacinas tinham sido aplicadas. Itatira é o único do Sertão Central que elenca a lista. Os demais foram Apuiarés, Assaré, Carnaubal, Granjeiro, Mauriti Penaforte.

Até o último sábado (23), 33.689 pessoas espalhadas por todo o Estado, já tinham sido vacinadas com a primeira dose da Coronavac, o que corresponde a cerca de 14%. A maioria das doses, conforme a Sesa, foram utilizadas para imunizar trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente. 1.701 doses foram aplicadas em idosos e outras 1.108 em indígenas.

Desde que o MPCE e a Sesa começou a querer os dados dos municípios, boa parte deles teve a iniciativa de criar um vacinômetro, uma espécie de contador alimentado diariamente para informar quantas pessoas de cada município já foram vacinadas. A iniciativa não é uma cobrança legal dos órgãos de justiça ou fiscalizadores, mas sim, uma iniciativa própria dos municípios.

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Oportunidade: Governo do Ceará abre inscrições para CNH Popular com vagas gratuitas

O governo do estado do Ceará anunciou que abriram nesta quinta-feira (6)...

Sertão CentralÚltimas notícias

Show com padre Fábio de Melo é confirmado em festa da padroeira de Madalena

Região Central: O encerramento dos Festejos de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira...

Sertão CentralÚltimas notícias

Casal de idosos morre no mesmo dia após 70 anos de casamento em Pedra Branca

Um amor que resistiu ao tempo e que, segundo familiares, “nem a...

CearáÚltimas notícias

Maria e Francisco lideram lista de nomes mais populares do Ceará, segundo o IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (4)...