Lar Ceará Ibaretama foi município do Sertão Central onde mais choveu no primeiro trimestre
CearáQuixadáSertão Central

Ibaretama foi município do Sertão Central onde mais choveu no primeiro trimestre

251
Registro de chuva em Ibaretama (Foto: Facebook reprodução/Arquivo)

Região Central: Ibaretama foi a cidade que mais choveu no Sertão Central no primeiro trimestre deste ano, na comparação com os outros 17 municípios que compõem a região. Os dados foram confirmados pelo Revista Central com a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme).

De janeiro a março o volume de água observado em Ibaretama foi de 668,8mm, quando a média histórica esperada para o período é de apenas 370 mm. Houve um desvio positivo de 80,7%, segundo os cálculos da Funceme.

Entre todos os municípios do Ceará, Ibaretama fica na quinta posição na relação dos que mais choveram no trimestre de janeiro a março deste ano. Barroquinha, com 1.602 mm, Caucaia, com 1.156 mm, Camocim, com 1.159, aparecem em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.

No outro extremo dessa conta estão os municípios onde menos choveu, e Ibicuitinga aparece como o que teve o menor acumulado de chuva, entre todos da região. Enquanto o esperado para o trimestre era de 338,5 mm, o observado foi de apenas 355mm, uma diferença de apenas 4,9%.

Conforme o Revista Central mostrou nesta quarta-feira (10), o volume de água em Quixadá no bimestre fevereiro/março foi 68% superior o que era esperado. No Ceará como um todo, as chuvas foram bem expressivas, tanto que a Funceme alterou seu prognóstico e definiu que as chuvas aguardadas de abril a junho, devem ser dentro da média.

Artigos relacionados

Sertão CentralÚltimas notícias

Justiça obriga Prefeitura de Morada Nova a garantir segurança de estudantes que utilizam transporte escolar

O Ministério Público do Ceará obteve, na Justiça, decisão liminar que obriga...

Sertão CentralÚltimas notícias

Solonópole tem um dos 18 casos confirmados de MPox este ano no Ceará

Região Central: Solonópole registrou um caso confirmado de mpox este ano. A informação...

Sertão CentralÚltimas notícias

Número de presos por ameaças a comerciantes de água chega a 10 em Banabuiú

Dez pessoas suspeitas de envolvimento em ameaças e extorsões contra comerciantes de...

QuixadáÚltimas notícias

Quixadá realiza campanha de vacinação antirrábica neste sábado (7); confira os pontos por bairro

Região Central: A população de Quixadá terá neste sábado (7) mais uma...