Lar Ceará Grafite encontrado em Canindé pode transformar Ceará em polo nacional de tecnologia mineral
CearáÚltimas notícias

Grafite encontrado em Canindé pode transformar Ceará em polo nacional de tecnologia mineral

688

Sertões de Canindé: Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) identificaram que um tipo de grafite natural, encontrado em Canindé, pode ser transformado em nanoplacas com propriedades muito próximas às do grafeno, um material considerado um dos mais promissores do mundo por sua extrema resistência, leveza e alta capacidade de condução elétrica e térmica.

A pesquisa demonstrou que o grafite de Canindé possui qualidade e estrutura adequadas para essa conversão, viabilizando a produção de nanomateriais de alto desempenho.

O estudo foi publicado na revista Materials, uma das principais referências em ciência de materiais, e coloca o Ceará e o Nordeste no radar internacional dos materiais avançados.

A pesquisadora Lucilene Santos, do Departamento de Geologia da UFC, destacou que o potencial local vai além da inovação científica. “Nosso objetivo é valorizar os recursos minerais locais, gerar emprego e qualificação técnica e fortalecer a economia de forma responsável, alinhada às demandas ambientais e sociais da região”, afirmou em entrevista ao portal R7.

A expectativa é que o avanço contribua para atrair investimentos e incentivar cadeias produtivas de tecnologia no interior do estado. A descoberta abre caminho para aplicações diversas, como baterias de alta eficiência, sensores, tintas condutivas e filtros ambientais, reunindo universidades, institutos de pesquisa e empresas do setor privado, com foco em transformar o minério cearense em valor agregado, tecnologia e desenvolvimento sustentável.

Artigos relacionados

Sertão CentralÚltimas notícias

Mulher morre em colisão entre dois carros na CE-265, entre Madalena e Quixeramobim

Um grave acidente de trânsito registrado no fim da tarde desta sexta-feira...

PolicialÚltimas notícias

Mulher morre após ter pescoço atingido por fio de internet no Centro de Quixeramobim

Uma mulher morreu após sofrer um acidente de motocicleta no início da...

PolicialÚltimas notícias

Homem de 52 anos é preso após ameaçar familiares em Canindé

Um homem de 52 anos foi preso em flagrante na manhã desta...

PolicialÚltimas notícias

Polícia procura casal suspeito de assaltar farmácias e roubar canetas emagrecedoras

Um casal suspeito de participar de três roubos contra farmácias em Fortaleza...