Lar Ceará Garoto de Quixeramobim que escreveu para juíza, ganha na justiça direito de usar nome do padrasto
CearáNacionalQuixeramobim

Garoto de Quixeramobim que escreveu para juíza, ganha na justiça direito de usar nome do padrasto

302
Ângelo terá o direito de ter seu padrasto reconhecido como pai (Foto: defensoria pública do Ceará)

Quixeramobim: o garoto Ângelo Ravel terá o direito de usar o nome do pai adotivo em seu próprio nome. A história ficou conhecida em 2021, após ele mandar uma carta para uma juíza de Quixeramobim, pedindo que o padrasto fosse reconhecido como seu pai. Essa semana a Justiça autorizou que o pedido de Ângelo fosse atendido.

Ângelo Ravel Nunes de Sousa agora terá o Moraes, nome que corresponde ao nome de família do agricultor José Adilton, que vive com a mãe de Ângelo e ajuda na criação do garoto, desde que ele tinha quatro anos. No final de fevereiro deste ano, o juiz Rogaciano Bezerra Leite, da 2ª Vara de Quixeramobim, autorizou a inclusão do sobrenome do padrasto de Ângelo em seu nome.

Leia também: Quixeramobim: Menino de 8 anos surpreende juíza de direito ao requerer mudança de sobrenome

Na decisão o magistrado defende que Jodé Adilton tem “relação íntima de afeto construída ao longo de considerável tempo de convivência familiar” e que oferta “assistência material e afetiva à criança”, o que reforça a autorização pelo pedido do garoto. Sobre o pedido, feito pelo próprio garoto, o juiz aponta que “há o desejo de ambos – José Adilton e Ângelo – de ver reconhecida a paternidade socioafetiva, a fim de formalizar a situação já vivenciada no seio familiar”.

A história da família que vive no Assentamento Santa Elisa, na comunidade de Rancho, em Quixeramobim, ficou nacionalmente conhecida em 2021, quando o próprio Ângelo, escrevou a punho uma carta para a juíza da Comarca de Quixeramobim, Kathellen Nicola Kilian, pedindo para o padrasto ser reconhecido oficialmente como seu pai. A história rodou o Brasil e foi parar no Fantástico, da TV Globo.

Com a sentença proferida pelo juiz a família deve retirar uma nova certidão de nascimento para Ângelo, uma vez que seu nome completo agora mudou e levará o nome de José Adilton. Em entrevista ao jornal Diário do Nordeste o garoto disse que vive um momento de felicidade. “Sempre foi meu sonho ter o sobrenome dele no meu documento porque pai é o que cria. E ele é meu pai. Então, isso estar acontecendo é uma alegria grande”.

Artigos relacionados

NacionalÚltimas notícias

Mulher natural de Boa Viagem morre após dois dias internada por acidente no Rio de Janeiro

A jovem Maria Cecília Ribeiro Sampaio, de 30 anos, natural de Boa...

NacionalÚltimas notícias

Inteligência Artificial ajuda a interceptar plano macabro de pai que pretendia matar o próprio filho

Uma operação da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) interceptou, na última...

QuixeramobimÚltimas notícias

Caixão cai de carro funerário durante translado em Quixeramobim

Quixeramobim: Um caixão caiu de um carro funerário durante um translado, na tarde...

QuixeramobimÚltimas notícias

Sepultamento da pequena Laurinha acontece nesta sexta-feira (26) em Quixeramobim

Quixeramobim: O sepultamento de Laura Almeida de Araújo, a pequena Laurinha, de...