Lar Ceará Galpões do DNOCS em Quixadá abrigarão espaço multiuso da UFC nas áreas de cultura e inovação
CearáNacionalQuixadá

Galpões do DNOCS em Quixadá abrigarão espaço multiuso da UFC nas áreas de cultura e inovação

352
Os galpões são de pedra, sendo o principal no tamanho de aproximadamente 400 metros quadrados (Foto: Ribamar Neto/UFC)

O Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá contará, em breve, com novos equipamentos que irão expandir a atuação da Instituição nas áreas de cultura, inovação e empreendedorismo no município. O reitor Custódio Almeida anunciou nesta segunda-feira (12) que o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) garantiu a cessão de seus dois galpões próximos ao Açude do Cedro à UFC.

O anúncio foi feito durante cerimônia de chegada da Caravana UFC 70 Anos no Campus de Quixadá. A ideia é que os galpões funcionem como um espaço multifuncional, abrigando tanto um equipamento artístico-cultural inédito na região quanto um espaço para as ações do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (INOVE). Os novos equipamentos deverão entrar em funcionamento até meados de 2017. “A intenção é fazer o mais rápido possível, mas o prazo é o da nossa gestão”, informou o reitor.

O plano é de instalar, no galpão principal, um museu de artes digitais interativo, o primeiro do tipo na região. Revitalizando esta importante atração turística, que se localiza ao lado do Açude do Cedro e com vista para a famosa Pedra da Galinha Choca, o espaço artístico-cultural oferecerá experiências imersivas e tecnológicas que destacam a herança cultural da região.

“Esse novo espaço à beira do Cedro deverá ser utilizado como espaço cultural, com miniauditório, um café, lugar para estudantes, técnico-administrativos e docentes se reunirem, convidando a cidade de Quixadá para o espaço”, adiantou o Prof. Custódio Almeida.

O outro galpão será reservado à instalação de um ambiente de inovação. “Será um local para as startups, um espaço que os estudantes dos PET [Programa de Educação Tutorial] e das empresas juniores vão poder usar bastante”, detalhou. Segundo ele, uma parte poderá ser usada também na instalação de um parque tecnológico. “Quixadá também quer trazer uma espécie de extensão do Parque Tecnológico da UFC [localizado no Campus do Pici, em Fortaleza], e isso seria estabelecido aqui também”. Com a possibilidade de as empresas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) se alojarem no local, a Universidade prevê que será possível garantir a manutenção e execução das atividades no museu, assim como a viabilização de novos projetos.

A cessão por tempo indeterminado foi garantida ao reitor pelo diretor do DNOCS, Fernando Leão. O Gabinete da Reitoria da UFC já enviou ofício de solicitação ao órgão, para formalização do processo. Logo após a oficialização da cessão, serão elaborados os projetos juntamente ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), já que os galpões são tombados.

Após a autorização do uso dos equipamentos a ser feita pelo IPHAN, a UFC começará a trabalhar na captação de recursos para a reforma dos galpões, que atualmente se encontram deteriorados e sem uso. Os galpões são de pedra, sendo o principal no tamanho de aproximadamente 400 metros quadrados. O segundo é formado por um anexo, de 168 metros quadrados, e um conjunto de oito casas, somando 600 metros quadrados.

Artigos relacionados

QuixadáÚltimas notícias

Confira: Quixadá tem mais de 400 novos beneficiários incluídos no Bolsa Família em outubro

A Secretaria de Assistência Social de Quixadá divulgou a lista dos novos...

QuixadáÚltimas notícias

Rapaz é levado à delegacia após ir a escola de Quixadá atrás de ex-namorada

Quixadá: Um rapaz que pediu a presença da ex-namorada e da irmã dela...

QuixadáÚltimas notícias

Casa de Saberes Cego Aderaldo promove espetáculo voltado ao público infantil

Quixadá: A Casa de Saberes Cego Aderaldo realiza, nesta sexta-feira (9), às 19h,...

QuixadáÚltimas notícias

Vigilante rende homem armado com faca dentro de escola em Quixadá

Quixadá: Um vigilante da Escola de Tempo Integral Governador César Cals de Oliveira...