Lar Política Fórum de Quixadá inicia preparativos para Semana da Conciliação na 2ª Vara
PolíticaQuixadá

Fórum de Quixadá inicia preparativos para Semana da Conciliação na 2ª Vara

195

A 2ª Vara de Quixadá (localizada a 158 km de Fortaleza) iniciou preparativos para realizar a Semana da Conciliação, que ocorrerá entre os dias 27 e 31 de março deste ano. A iniciativa é da diretora do Fórum da Comarca e titular da unidade, juíza Ana Cláudia Gomes de Melo, conforme a Portaria nº 2, publicada no Diário da Justiça de 2 de fevereiro de 2017.

A finalidade é facilitar acordos para resolver processos em tramitação. A pauta terá ações referentes a alimentos, divórcio, união estável, investigação de paternidade, Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) e cobrança.

O mutirão terá como conciliadores Mariana de Sousa Costa, Micael Raulino Figueiredo e Pablo Ricardo Silva de Araújo. Obtida a conciliação, será reduzida a termo, com a subsequente remessa dos autos ao Ministério Público, conforme o caso. Posteriormente, seguirá para apreciação da juíza.

Na portaria, a magistrada considerou os objetivos do Judiciário: eficiência, acesso ao sistema de Justiça e responsabilidade social. Também levou em conta a necessidade de se consolidar política permanente de incentivo e aperfeiçoamento dos mecanismos consensuais de resolução de conflitos. Além disso, justifica-se porque a conciliação e a mediação são instrumentos efetivos de pacificação social, solução e prevenção de litígios.

Artigos relacionados

QuixadáÚltimas notícias

Prefeitura de Quixadá lança desafio e vai pagar R$ 1 mil para rua mais enfeitada em clima de Copa

Quixadá: Algumas pessoas duvidam, outras criticam a Seleção Brasileira que busca o...

QuixadáÚltimas notícias

Ministério Público cobra medidas para previnir violência nas escolas de Quixadá após morte de estudante

Quixadá: O Ministério Público do Ceará, por meio da 3ª Promotoria de Justiça...

QuixadáÚltimas notícias

Senado aprova avanço de projeto que reconhece Quixadá como capital nacional dos monólitos

A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) do Senado Federal aprovou, nesta semana,...

QuixadáÚltimas notícias

Quixadá realiza planejamento operacional de reforço na segurança para festas juninas

Quixadá: Com foco no reforço da segurança durante o período junino, forças...