Região Central: Dez farmácias localizadas em municípios do Sertão Central foram descredenciadas do programa Farmácia Popular. Entre elas, uma no município de Quixadá. Do total, seis estão localizadas em Pedra Branca.
De acordo com o Ministério da Saúde as farmácias não realizaram a renovação cadastral ou não apresentaram documentação exigida para permanecer no Programa.
Ainda conforme o Ministério, isso pode ocorrer por conta de alguma irregularidade documental ou protocolar, ou ainda, em muitos casos, pela própria decisão do empresário. Ou seja, ele decide, por conta própria, não mais atrelar sua farmácia ao programa do governo.
Foram descontinuados os serviços nas seguintes unidades da região:
- Farmácia N.C.L.B. LTDA: Boa Viagem
- Hotel Val Paraiso LTDA: Canindé
- F P Farmácia Portugal LTDA: Pedra Branca
- Farmácia Progresso LTDA: Pedra Branca
- P E Bezerra Machado Salvador: Pedra Branca
- Farmácia Progresso LTDA (2 Unidades): Pedra Branca
- Francisco Elton Apolonio Mendes: Pedra Branca
- L M C Vieira Paulino: Quixadá
- Comercial De Medicamentos Feitosa LTDA: Quixeramobim
O descredenciamento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU). Ao todo, no Ceará, 130 farmácias foram descredenciadas em 54 diferentes municípios.
Segundo o Ministério da Saúde a medida ocorreu após a finalização do processo de renovação anual obrigatória do credenciamento, realizado em parceria com a Caixa Econômica Federal, e seria um esforço da atual gestão para fortalecer o Programa, retomando ações de controle e monitoramento que haviam sido interrompidas desde 2018.
