Lar Nacional Estudo da Universidade Federal do Piauí comprova: melancia pode, sim, aumentar crises de enxaqueca
NacionalÚltimas notícias

Estudo da Universidade Federal do Piauí comprova: melancia pode, sim, aumentar crises de enxaqueca

415

Comer melancia piora uma crise de enxaqueca. Você certamente já ouviu essa frase em algum momento na vida. Por muito tempo, essa constatação foi vista como um mito, mas agora a ciência comprovou: melancia tem, sim, o potencial de aumentar uma crise de dor de cabeça severa.

O resultado foi constatado por uma pesquisa de um professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que revelou evidências científicas do consumo da fruta com o aumento das crises em parte dos pacientes diagnosticados com a doença.

De acordo com os dados obtidos, 29% dos participantes diagnosticados com a condição relataram dor de cabeça após comerem melancia, enquanto o grupo sem histórico da doença não apresentou complicações.

O trabalho foi liderado pelo pesquisador Silva Neto, pós doutor em Ciências Farmacêuticas e professor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba. Segundo ele, o efeito não é universal, mas atinge um percentual específico de pessoas com enxaqueca.

A explicação está relacionada ao metabolismo da citrulina, aminoácido presente em alta concentração na melancia. No organismo, a citrulina é convertida em arginina, que por sua vez origina o óxido nítrico. Essa molécula desempenha diversas funções fisiológicas, entre elas a vasodilatação. Como a enxaqueca também envolve dilatação dos vasos sanguíneos cerebrais, o aumento da produção de óxido nítrico pode intensificar ou desencadear crises em indivíduos suscetíveis.

Durante o experimento, os voluntários foram divididos em dois grupos, com e sem enxaqueca. Após ingerirem melancia, foram submetidos, duas horas depois, à dosagem sanguínea para análise dos níveis séricos de nitrito, marcador indireto da produção de óxido nítrico. Os resultados reforçaram a hipótese de participação dessa via metabólica na fisiopatologia da doença.

Artigos relacionados

EntretenimentoÚltimas notícias

‘Fugurinhas raras’ de álbum da copa viram objeto de cobiça entre colecionadores

As chamadas “Figurinhas Extras” do álbum da Copa do Mundo de 2026...

QuixadáSertão CentralÚltimas notícias

Quixadá e Canindé recebem Operação Mulher Segura para fortalecer combate à violência contra a mulher

Região Central: Os municípios de Quixadá e Canindé receberam nesta semana ações da...

NacionalÚltimas notícias

Vovô Anésio, influenciador digital e símbolo de carisma na Internet, morre neste sábado (13), aos 88 anos

O influenciador digital Vovô Anésio morreu neste sábado (13), aos 88 anos....