Lar Quixadá Estiagem: Fotógrafo registra ‘cemitério de cágados’ no açude centenário Cedro de Quixadá
Quixadá

Estiagem: Fotógrafo registra ‘cemitério de cágados’ no açude centenário Cedro de Quixadá

205

Fotografias chamam atenção por apresentarem situação crítica do Cedro, um dos 39 açudes do Ceará que estão secos, o que significa que a água está em quantidade mínima e não tem possibilidade de uso.

Se registro do chão rachado já impressiona, as carcaças espalhadas pelo barro quente dão a dimensão da tragédia. Juntas, formam um verdadeiro cemitério no território antes submerso, em Quixadá. As imagens de cágados mortos, uma das consequências dos cinco anos consecutivos de estiagem no Ceará, foram tiradas pelo fotógrafo Druso Frota, no último mês de outubro, e devem compor exposição.

“Não são imagens bonitas de se ver, mas têm que ser mostradas. A gente aqui em Fortaleza não tem ideia do impacto da seca”, afirma o fotógrafo brasiliense. Ele conta que as imagens foram feitas no último dia 9 de outubro, quando ele viajou para fotografar romaria em Canindé.

‘Cemitério de cágados’ (Foto: Druso Frota/O POVO)

“Da outra vez, estava muito diferente com o açude seco. Senti um cheiro forte de coisa podre. Eram os cágados em decomposição, e a lama entrando junto com aquela areia seca”, narra.

O odor do “cemitério” alcança os pequenos comércios da região, que já tem a pesca e o turismo prejudicados com a falta d’água. “A situação é bem complicada, por isso pretendo expor [as fotografias]. A gente tem que respeitar o meio ambiente porque água é vida”, completa Druso.

Primeira grande obra hidráulica moderna da América do Sul, o açude cedro se mantém com 0,2% da capacidade total desde setembro. Além dele, outros 38 açudes no Ceará estão secos, o que significa que a água está em quantidade mínima e não tem possibilidade de uso.

Outros 44 açudes, conforme dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), têm volume morto, em que somente é possível captar o que resta da água com bombas flutuantes.

Foto: O Povo Online

Artigos relacionados

QuixadáÚltimas notícias

Trecho da Transnordestina entre Quixadá e Quixeramobim está pronto e será inaugurado segunda-feira (21)

Quixadá: A Transnordestina concluiu o lote que compreende o trecho entre este...

QuixadáÚltimas notícias

Diocese anuncia missa em memória dos dois anos de falecimento de Dom Adélio Tomasin

Quixadá: A Diocese de Quixadá fará uma celebração em memória da morte...

QuixadáÚltimas notícias

Filme gravado em Quixadá é escolhido para representar o Brasil na disputa pelo Oscar

O filme “Feito Pipa”, gravado em Quixadá, no Sertão Central do Ceará,...

QuixadáÚltimas notícias

Luto em Quixadá: Falece aos 63 anos a professora Ozineide Freitas

Região Central: A cidade de Quixadá está de luto com o falecimento...