Lar Nacional Estado brasileiro registra mais de 1 milhão de raios em apenas um dia com chuva de 11 mm
NacionalÚltimas notícias

Estado brasileiro registra mais de 1 milhão de raios em apenas um dia com chuva de 11 mm

520
Descarga elétrica é registrada durante chuva na Capital. (Foto: Arquivo/Osmar Veiga)

Em apenas 24 horas, Mato Grosso do Sul foi palco de uma das maiores quantidades de descargas elétricas do país, neste fim de semana, segundo a Energisa, companhia de energia elétrica que atua no estado.

A empresa registrou 1.168.367 raios registrados, com ventos que chegaram a quase 140 km/h, conforme dados da empresa, que atribui as informações ao Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) e da NetClima.

Os números são muito superiores ao normalmente divulgados. Só para uma comparação, o Brasil registra uma média de aproximadamente 80 milhões de raios, o que faz do país o líder mundial em incidência de descargas elétricas, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Segundo os institutos meteorológicos, entre sábado (1º) e domingo (2), a temperatura despencou de 35°C para 19°C, acompanhada de 11 milímetros de chuva. Só em Campo Grande, foram contabilizadas 9.182 descargas atmosféricas.

Por conta desses eventos, o Plano de Contingência Climática foi acionado. A concessionária afirmou que atuou para restabelecer o fornecimento de energia nas áreas mais afetadas.

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

Condenados por estupro de vulnerável, idoso de 80 anos e mulher de 61 são presos em Quixadá

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia...

PolicialÚltimas notícias

Frentista morre após colisão entre motocicleta e carreta na BR-122, entre Quixadá e Ibaretama

Um grave acidente de trânsito registrado na manhã desta quarta-feira (17), na...

Emprego & ConcursoSertão CentralÚltimas notícias

IBGE abre vagas temporárias em seis municípios do Sertão Central com salário de até R$ 4 mil

Região Central: Moradores de seis municípios do Sertão Central poderão concorrer a vagas...

Sertão CentralÚltimas notícias

Ex-prefeito de Canindé cai em golpe e perde R$ 30 mil achando que teria ganhado carro de Elon Musk

Sertões de Canindé: O ex-prefeito de Canindé, Cláudio Pessoa, revelou ter sido vítima...