Lar Nacional Estado brasileiro registra mais de 1 milhão de raios em apenas um dia com chuva de 11 mm
NacionalÚltimas notícias

Estado brasileiro registra mais de 1 milhão de raios em apenas um dia com chuva de 11 mm

563
Descarga elétrica é registrada durante chuva na Capital. (Foto: Arquivo/Osmar Veiga)

Em apenas 24 horas, Mato Grosso do Sul foi palco de uma das maiores quantidades de descargas elétricas do país, neste fim de semana, segundo a Energisa, companhia de energia elétrica que atua no estado.

A empresa registrou 1.168.367 raios registrados, com ventos que chegaram a quase 140 km/h, conforme dados da empresa, que atribui as informações ao Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) e da NetClima.

Os números são muito superiores ao normalmente divulgados. Só para uma comparação, o Brasil registra uma média de aproximadamente 80 milhões de raios, o que faz do país o líder mundial em incidência de descargas elétricas, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Segundo os institutos meteorológicos, entre sábado (1º) e domingo (2), a temperatura despencou de 35°C para 19°C, acompanhada de 11 milímetros de chuva. Só em Campo Grande, foram contabilizadas 9.182 descargas atmosféricas.

Por conta desses eventos, o Plano de Contingência Climática foi acionado. A concessionária afirmou que atuou para restabelecer o fornecimento de energia nas áreas mais afetadas.

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Caminhão com carga de combustível pega fogo na BR-020 próximo a Canindé

Sertões de Canindé: Um caminhão-tanque que transportava combustível pegou fogo no final...

QuixadáÚltimas notícias

Atriz global Priscila Fantin compartilha imagens durante gravações de filme em Quixadá

A atriz Priscila Fantin compartilhou nas redes sociais registros feitos durante as...

NacionalÚltimas notícias

STF torna réu deputado que durante discurso desejou a morte do presidente Lula

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (18) tornar réu o...

NacionalÚltimas notícias

23 pessoas morrem em acidente de trânsito envolvendo micro-ônibus e carreta no Paraná

Um acidente entre um micro-ônibus e uma carreta deixou 23 mortos na...