Em apenas 24 horas, Mato Grosso do Sul foi palco de uma das maiores quantidades de descargas elétricas do país, neste fim de semana, segundo a Energisa, companhia de energia elétrica que atua no estado.
A empresa registrou 1.168.367 raios registrados, com ventos que chegaram a quase 140 km/h, conforme dados da empresa, que atribui as informações ao Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) e da NetClima.
Os números são muito superiores ao normalmente divulgados. Só para uma comparação, o Brasil registra uma média de aproximadamente 80 milhões de raios, o que faz do país o líder mundial em incidência de descargas elétricas, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
Segundo os institutos meteorológicos, entre sábado (1º) e domingo (2), a temperatura despencou de 35°C para 19°C, acompanhada de 11 milímetros de chuva. Só em Campo Grande, foram contabilizadas 9.182 descargas atmosféricas.
Por conta desses eventos, o Plano de Contingência Climática foi acionado. A concessionária afirmou que atuou para restabelecer o fornecimento de energia nas áreas mais afetadas.
