Lar Quixeramobim Encontro discute instalação do Porto Seco em Quixeramobim com empresários e prefeitos do Sertão Central
QuixeramobimÚltimas notícias

Encontro discute instalação do Porto Seco em Quixeramobim com empresários e prefeitos do Sertão Central

859

Quixeramobim: Este Município recebe, nesta quinta-feira (9), um evento para discutir a implantação do Porto Seco do Sertão Central. O encontro será realizado na UNIQ (Faculdade de Quixeramobim), e deve reunir prefeitos, empresários e produtores da região. Entre os convidados está Ricardo Azevedo, CEO da Value Global Group, empresa logística responsável pelas obras.

A proposta em debate é a instalação de uma Estação Aduaneira do Interior (EADI), estrutura conhecida como porto seco, que funcionará como extensão dos portos marítimos. O complexo deve atuar na otimização de processos de importação e exportação, com operação logística voltada ao interior e possibilidade de benefícios fiscais e aduaneiros.

O projeto está ligado à Ferrovia Transnordestina, que conectará Eliseu Martins, no Piauí, ao Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, em um percurso de 1.209 quilômetros com passagem por Quixeramobim. Inicialmente, o empreendimento deve operar como terminal multimodal de carga e descarga, com capacidade para armazenar minérios, fertilizantes, grãos e contêineres, antes de eventual autorização da Receita Federal para funcionamento formal como Porto Seco.

Segundo o prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, a atividade, realizada em parceria com a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), tem o objetivo de apresentar o alcance do projeto e discutir sua importância para a atuação regionalizada. Conforme a fala do gestor, a expectativa é de que mais de 20 municípios sejam diretamente beneficiados pela nova estrutura logística.

De acordo com as informações apresentadas pela organização, Quixeramobim foi escolhido por fatores estratégicos de localização e escoamento. O município fica a 212 quilômetros de Fortaleza, está posicionado próximo às divisas com Piauí, Maranhão e Pernambuco e a cerca de 90 quilômetros do projeto de mineração de Itataia. Ainda segundo o material, a cidade movimenta anualmente mais de 250 milhões de quilos de grãos, além de calcário, rochas ornamentais e metais semipreciosos.

Artigos relacionados

Eleições 2026Últimas notícias

Não achou o título de eleitor? Saiba quais documentos são válidos para poder votar

Eleições 2026: O título é um daqueles documentos que só costuma ser...

Eleições 2026Últimas notícias

Eleições 2026: TRE altera endereço de mais de 80 sessões de 12 municípios do Sertão Central; confira

Eleições 2026: O Tribunal regional Eleitoral do Ceará (TRE-CCE) informa que alterou...

Eleições 2026Últimas notícias

Sem Lula e Flávio Bolsonaro, debate da Globo é cancelado; candidatos fazem live e podcast

O último debate presidencial previsto para o primeiro turno das Eleições 2026...