Região Central: O serviço de urgência e emergência em politrauma do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), que fica em Quixeramobim, completou um ano neste dia 19 de agosto. O serviço 24 horas em Quixeramobim vem transformando a realidade da região de saúde que abrange mais de 600 mil pessoas. Em um ano de funcionamento, a unidade já atendeu quase 9 mil pacientes, de acordo com o balanço informado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).
A regionalização do serviço de emergência proporcionaram atendimentos mais rápidos para quem mora na região e tornou o HRSC apto para funcionar com 100% da capacidade operacional, ampliando para 254 a oferta de leitos.
A abertura também trouxe novos serviços para a unidade como urologia, exame de colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia vascular e cirurgia ortopédica.
Ana Maria Cavalcante, moradora de Banabuiú, sabe bem a diferença que o serviço faz na vida de quem precisa. O pai dela, José Rodrigues Cavalcante, 75, caiu da moto enquanto trafegava pela região, e a cirurgia que José Cavalcante precisa, será feita no HRSC.
“Os profissionais são muito atenciosos e tratam o paciente e os acompanhantes com muito carinho”, diz Ana Cavalcante, que viu o pai ser habilitado para a cirurgia menos de 24 horas após dar entrada na unidade. “Na minha opinião, o Hospital Regional do Sertão Central é um modelo a ser seguido”, completa.
O médico Thiago Carvalho, que coordena as equipes que atendem 24 horas no novo serviço, avalia que a chegada da Emergência no HRSC “representa um marco na assistência da região”. A população, segundo ele, “ganha dignidade e qualidade no acesso a serviços de saúde que não podem esperar”.
