Lar Ceará Em Tabuleiro do Norte, chuva de 87 mm deixa bairros alagados e famílias desalojadas
Ceará

Em Tabuleiro do Norte, chuva de 87 mm deixa bairros alagados e famílias desalojadas

196
Campus do IFCE Tabuleiro do Norte tem os arredores completamente inundados pela chuva(foto: divulgação)

O município de Tabuleiro do Norte, a 217,2 km de Fortaleza, tem quatro pontos em estado emergencial nesta sexta-feira, 31. O Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) na Cidade teve as vias de entorno completamente alagadas.

Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Município registrou 87 milímetros (mm) de chuva durante a madrugada. Com o acumulado de quinta-feira, 30, o total chega a quase 120 mm.

De acordo com a Prefeitura de Tabuleiro do Norte, os bairros mais críticos são: José Mendes, 8 de Setembro, Passagem e Sítio Juazeiro. Ainda conforme a gestão municipal, pelo menos 30 famílias estão desalojadas. Todas foram realocadas para casas de parentes e escolas.

As escolas Antônio Alves Maia, na Sede, e a Escola Senhorinha Oliveira Gondim, localizada no bairro Sítio Juazeiro, estão com as atividades paralisadas e sendo usadas como abrigo.

Impressionado com a intensidade da chuva na região e com os impactos dos alagamentos no entorno do Instituto, o diretor geral do IFCE – Campus Tabuleiro do Norte, Sildemberny Souza, diz que, desde 2009 — quando o acumulado de todos o mês de março foi 194.7 mm, conforme a Funceme —, nunca tinha observado tamanha quantidade de chuva no local.

Segundo Sildemberny, a água não adentrou a unidade, mas casas próximas. “A situação é bem delicada. Nunca tinha acontecido. Sou tabuleirense, só me lembro de algo semelhante em 2009, e, ainda assim, não provocou o mesmo efeito”, revela.

“Pelo lado Leste, algumas residências ficaram ilhadas. No lado Norte, em uma das entradas da Cidade, há casas repletas de água (dentro e fora). Em Passagem, ontem à noite, tinha água ‘de um palmo’, e na comunidade Água Santa, há condição de ilhamento”, detalha.

Das três rotas de acesso ao Instituto, apenas uma, o Horto Florestal, estava habilitada para o tráfego seguro. No entanto, em decorrência dos impactos causados na madrugada desta sexta, todas se tornaram inviáveis. As aulas foram suspensas e não há previsão de retorno.

“Tivemos uma reunião com os servidores, acabamos discutindo que a Prefeitura iria providenciar uma retroescavadeira para escoar uma parte desta água, e o canal seria aberto por trás da escola estadual”, finaliza o diretor.

Em comunicado, Rildson Rabelo, prefeito de Tabuleiro do Norte, acionou o Comitê de Crise. Ele afirmou que todo apoio será ofertado às famílias impactadas, por meio da distribuição de colchões, assistência médica e social, ao lado da Vigilância e da Defesa Civil Municipais.

Como ações emergenciais, houve a abertura de uma vala no bairro Sítio Juazeiro para o escoamento de água. Além disso, nas imediações do IFCE, máquinas foram distribuídas a fim de alargar um córrego natural em direção a Lagoa da Salina, que recebe grande parte das águas da Cidade.

Com informações do Opovo

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Tragédia: Colisão entre ambulância e caminhão deixa paciente de 68 anos morta

Uma mulher de 68 anos morreu e outras três pessoas ficaram feridas...

CearáÚltimas notícias

Colisão entre caminhões deixa um morto e feridos na CE-138, em Morada Nova

Um acidente envolvendo dois caminhões terminou com a morte de um homem...

CearáÚltimas notícias

Prefeitura no Ceará compra dois robôs humanoides por R$ 277 mil e argumenta uso educacional

A Prefeitura de Ararendá, no interior do Ceará, adquiriu dois robôs humanoides...

CearáÚltimas notícias

Desabamento em escola municipal deixa crianças feridas no interior do Ceará

Três crianças ficaram feridas após parte da estrutura do pátio de uma...