Lar Eleições 2026 Eleitores já podem solicitar voto em trânsito para as eleições; prazo vai até 20 de agosto
Eleições 2026Últimas notícias

Eleitores já podem solicitar voto em trânsito para as eleições; prazo vai até 20 de agosto

130

Eleitoras e eleitores que estiverem fora do domicílio eleitoral no dia das eleições já podem solicitar a transferência temporária do local de votação para exercer o voto em trânsito. O pedido pode ser feito até 20 de agosto, pelo Autoatendimento Eleitoral ou presencialmente em qualquer cartório eleitoral.

O voto em trânsito é permitido em capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores. Quando a transferência ocorre para uma cidade do mesmo estado, o eleitor poderá votar em todos os cargos. Já em outro estado, a votação será restrita ao cargo de presidente da República.

A Justiça Eleitoral também prevê a transferência temporária do local de votação para outros grupos, como pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, indígenas, quilombolas, moradores de assentamentos rurais, pessoas em situação de rua e integrantes da segurança pública e da própria Justiça Eleitoral que estejam em serviço durante o pleito, conforme as regras específicas de cada categoria.

A solicitação pode ser feita de forma on-line, pelo sistema de Autoatendimento Eleitoral, ou diretamente em um cartório eleitoral. A Justiça Eleitoral orienta que os eleitores observem os prazos para garantir o direito de votar no local onde estarão no dia da eleição.

Artigos relacionados

Sertão CentralÚltimas notícias

Número de presos por ameaças a comerciantes de água chega a 10 em Banabuiú

Dez pessoas suspeitas de envolvimento em ameaças e extorsões contra comerciantes de...

QuixadáÚltimas notícias

Quixadá realiza campanha de vacinação antirrábica neste sábado (7); confira os pontos por bairro

Região Central: A população de Quixadá terá neste sábado (7) mais uma...

Educação & VestibularÚltimas notícias

Pé-de-Meia Universitário terá bolsa de R$ 700 e poupança de R$ 10 mil a partir de 2027

Estudantes de baixa renda que ingressarem ou já estiverem cursando o ensino...