Lar Ceará Eleições 2024: Diferença de votos que definiu vitória de Evandro Leitão é a menor em quase 30 anos
CearáPolítica

Eleições 2024: Diferença de votos que definiu vitória de Evandro Leitão é a menor em quase 30 anos

289
O candidato do PT, Evandro Leitão (Foto: @rubeniolima)

Eleições 2024: Não é propriamente que o candidato Evandro Leitão e a sua vitória nas eleições em Fortaleza, farão a história. Mas os números em sí, esses sim, já estão na história política da Capital. Em quase 30 anos, a definição deste domingo (27) foi a mais acirrada, definida pela menor diferença de votos já vista até aqui.

Evandro Leitão, candidato vencedor pelo PT, terminou a apuração com 716.133 mil votos (50,38%), enquanto André Fernandes obteve 705.295 mil votos (49,62%).

A vitória de Evandro sob André foi por uma mínima diferença de apenas 10.838 votos. É uma cifra numérica minúscula, a considerar o percentual de eleitores de Fortaleza.

Desde os anos 2000 este foi o resultado com a menor diferença de votos, a garantir a vitória do candidato eleito, e foi a sexta eleição de Fortaleza definida no segundo turno.

Conforme os dados do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), até então, a menor diferença de votos já observada tinha sido em 2020, quando Sarto conquistou 668.652 mil votos, sob Capitão Wagner, que terminou com 624.892 mil votos, o que resulta numa diferença de 43.760 mil votos.

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Quadra chuvosa no Ceará termina com índices considerados dentro da média esperada

A quadra chuvosa de 2026 terminou dentro da média histórica no Ceará,...

CearáÚltimas notícias

Adolescente de 13 anos desaparece no açude Orós após tentar salvar namorada que estava se afogando

Um adolescente de 13 anos segue desaparecido nas águas do Açude Orós,...

CearáÚltimas notícias

Polícia investiga envenenamento em água para matar professora em escola no interior do Ceará

A Polícia Civil do Ceará investiga uma suspeita de tentativa de homicídio...

PolíticaÚltimas notícias

Ex-prefeito de Choró troca novamente de deputado pela terceira vez antes das Eleições

Região Central: o ex-prefeito de Choró, Marcondes Jucá é conhecido nos bastidores...