Lar Ceará Eleições 2020: em live de convenção, ex-prefeito admite que roubou, mas diz que atual rouba mais
Ceará

Eleições 2020: em live de convenção, ex-prefeito admite que roubou, mas diz que atual rouba mais

193
José Maria Monção, ex-prefeito de Cocal: “Roubei, mas esse daí roubou mais, esse é descarado”. (Foto: reprodução)

As convenções já estão sendo realizadas e apresentam nomes que devem disputar as eleições deste ano. E esses eventos prometem render muitas polêmicas não apenas no Ceará, mas também pelo restante do Brasil. Na cidade de Cocal, por exemplo, no interior do Piauí, numa convenção realizada no último domingo (6), o ex-prefeito da cidade fez um discurso onde adimitiu que roubou “mas não tanto quando esse daí”, se referindo ao atual prefeito de Cocal.

A declaração foi feita por José Maria Monção, do MDB, durante uma live ao vivo que transmitia a convenção partidária do pré-candidato Cristiano Brito, que é apoiado por José Maria. O homem já foi prefeito do município anos atrás e se referia ao atual prefeito Rubens Vieira (PSDB). A fala inusitada repercutiu entre a população da cidade e também em todo o Brasil, por ser uma das poucas vezes em que um prefeito adimite ter roubado o dinheiro público.

“Fui prefeito 3 vezes, sei do sofrimento. Mas também não roubei o tanto que esse aí roubou, não. Esse é descarado, está afundando Cocal”, afirmou José Monção durante sua fala na live. Apesar de ter gerado constrangimento entre as pessoas, o público ainda aplaudiu o reconhecimento do perfil corrupto do ex-prefeito, numa tentativa de contornar a situação. Nas imagens da transmissão, é possível ver convidados na mesa de honra baixando a cabeça.

Como se não bastasse, José Maria foi ainda mais longe e detalhou as razões pelas quais foi preso, dizendo que roubava, mas para dar ao povo. “Eu posso até ter tirado alguma coisa, dado pros pobres. Que na verdade ninguém pode ser tão sincero. Se eu tivesse sido tão direito, eu não tinha ido preso, né. Se eu fui preso, tem um motivo. O mais político que rouba, rouba para dar pro povo. É difícil o cara roubar para si. Agora esse daí não, roubou para ele. A maior mansão da cidade de Cocal é a dele.”, afirmou.

A ocasião em que o político refere-se se passou em 2009, quando ele foi preso durante uma operação da Polícia Federal que o acusou de ter integrado um esquema que desviou mais de R$ 2,6 milhões do Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, da prefeitura de Cocal. Em 2015, ele chegou a ser preso novamente por crimes de responsabilidade praticados quando estava no cargo.

Citado no discurso, o atual prefeito Rubens Vieira rebateu as afirmações feitas por Monção. Por meio de nota enviada ao Uol, o tucano se mostrou “surpreendido” pelas palavras e afirmou que Monção “expôs de maneira confessa um conjunto de irregularidades de seu grupo político, e tentou justificar suas ações realizando uma exposição indevida do atual prefeito”.

 

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Após resgate, idosa que trabalhou 55 anos sem salário deixa residência de empregadores

A idosa de 62 anos resgatada em condições análogas à escravidão em...

CearáÚltimas notícias

Homem sofre descarga elétrica e cai de telhado após vara encostar em fiação

Um homem sofreu uma descarga elétrica e caiu do telhado de um...

CearáÚltimas notícias

Tragédia na CE-085: adolescente de 13 anos morre após ser atropelado por carro

Um adolescente de 13 anos morreu após ser atropelado por um carro...

CearáÚltimas notícias

Idosa morre depois de ser atacada pelo bode que ela criava no interior do Ceará

Uma idosa de 76 anos morreu na manhã de sábado (8) após...