Vale do Jaguaribe: Dois homens de 22 anos morreram durante uma intervenção policial na manhã desta segunda-feira (29), no município de São João do Jaguaribe, no interior do Ceará. Eles eram suspeitos de envolvimento em ações de expulsão de moradores de residências na localidade de Uiraponga e entraram em confronto com equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE).
Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), os suspeitos reagiram à abordagem policial e efetuaram disparos contra os agentes. Os PMs revidaram e houve troca de tiros. Os dois suspeitos foram atingidos, socorridos para uma unidade hospitalar em Limoeiro do Norte, mas não resistiram aos ferimentos.
Ainda conforme a SSPDS, a dupla era investigada por ligação com um grupo criminoso de origem carioca e por participação em episódios de expulsão de famílias de suas residências.
Um dos mortos foi identificado como Gilberto de Oliveira Cazuza, conhecido como “Mingau”, que constava na lista de pessoas mais procuradas do Ceará. O outro suspeito também já respondia por crimes como tentativa de homicídio e participação em grupo criminoso.
Durante a ação, os policiais apreenderam três armas de fogo além de munições de diversos calibres, drogas e duas motocicletas. Quatro outros homens foram indiciados por envolvimento nos crimes investigados.
A operação foi conduzida por equipes do Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (Bepi/Cotar), com apoio da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). O caso foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Jaguaribe, onde foi instaurado inquérito para apurar as circunstâncias da ocorrência.
