Lar Policial Dois irmãos são presos com duas toneladas de fios furtados de companhia de energia
PolicialÚltimas notícias

Dois irmãos são presos com duas toneladas de fios furtados de companhia de energia

128

A Polícia Civil do Ceará prendeu em flagrante dois irmãos suspeitos de receptar e tentar vender toneladas de fios furtados de uma empresa de energia elétrica. A operação ocorreu nessa quinta-feira (23) em uma sucata clandestina localizada em Limoeiro do Norte, no interior do estado.

De acordo com a corporação, foram apreendidas cerca de duas toneladas de cabos de cobre e alumínio, avaliadas em aproximadamente R$ 30 mil. Os suspeitos, identificados como Francisco Robério de Souza, de 37 anos, e Francisco Roberto de Souza, de 55, movimentavam cerca de R$ 300 mil por mês, segundo a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF).

Durante a ação, a polícia também apreendeu uma retroescavadeira utilizada para manusear o material ilícito. Os irmãos foram levados à delegacia, onde tiveram prisão em flagrante lavrada e ficaram à disposição da Justiça.

O delegado-adjunto da DRF, Eduardo Tomé, destacou que, embora os suspeitos não tivessem antecedentes, o esquema representava prejuízos significativos para a população. “Esses furtos impactam diretamente o cidadão, que acaba ficando sem energia ou telefonia. Desde 2023, temos intensificado operações em parceria com empresas do setor para combater esse tipo de crime”, afirmou.

Somente em 2025, a Enel Distribuição Ceará registrou o furto de 161 quilômetros de cabos de energia — o equivalente à distância entre Fortaleza e Canoa Quebrada. A prática deixou 390 mil imóveis sem energia em nove meses.

Para dificultar o comércio ilegal, a Enel lançou nesta quinta-feira (23) uma nova tecnologia de rastreabilidade, baseada em nanotecnologia com tinta especial, que permite identificar a origem dos fios furtados.

O coordenador de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública, Nelson Pimentel, afirmou que a inovação deve fortalecer as investigações. “Um dos principais desafios é rastrear o material furtado. Com essa tecnologia, esperamos ampliar as apreensões e a responsabilização dos envolvidos”, destacou.

Artigos relacionados

QuixadáÚltimas notícias

Casa de Saberes Cego Aderaldo abre inscrições para oficina gratuita de xilogravura em Quixadá

A Casa de Saberes Cego Aderaldo abre inscrições para a Oficina “Arte...

Sertão CentralÚltimas notícias

Ibaretama recebe a Peregrinação da Cruz Jubilar entre os dias 25 de outubro e 1º de novembro

A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Ibaretama, se prepara para viver um...

QuixadáÚltimas notícias

Na mesma semana, Ricardo Silveira entrega mercado reformado e reabre Centro Cirúrgico do Eudásio Barroso

Quixadá: Promessa de campanha e aguardada pela população de Quixadá, duas importantes...

CearáÚltimas notícias

Justiça condena Enel por demorar a atender pedido de ligação de energia a consumidor em Canindé

Sertões de Canindé: A 1ª Vara Cível da Comarca de Canindé condenou...