Uma explosão da Transnordestina destruiu casas no município de Itapiúna e trouxe prejuízos aos moradores. O fato foi registrado em vídeo pelas vítimas, na tarde desta quinta-feira (27).
A explosão ocorreu em um trecho das obras que passa pela localidade de Bico da Arara, na zona rural do município. Nas imagens compartilhadas nas redes sociais, é possível ver ao menos duas casas, que teriam sido completamente destruídas, ao serem atingidas.
Outras residências tiveram telhados e parte da estrutura danificada por estilhaços da detonação, mas não ruíram.
Essa é a segunda detonação que acontece em Itapiúna. A primeira foi em um local próximo ao Centro do município no último dia 6 de novembro, mas não teria causado danos.
O Revista Central procurou a assessoria de imprensa da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), e recebeu nota da Marquise Construtora, que é responsável pelas obras no município. Segue a nota na íntegra:
NOTA
A empresa esclarece que as detonações realizadas na região são procedimentos técnicos previstos no cronograma da obra, executados com planejamento prévio e rigorosos protocolos de segurança, incluindo a definição de um raio de segurança controlado para este tipo de atividade.
Antes da detonação, todas as residências do entorno passaram por vistoria e todas as famílias foram previamente acompanhadas pela equipe de Serviço Social, sendo direcionadas para locais seguros, conforme estabelece o protocolo.
Após a execução da detonação, uma nova vistoria está sendo realizada para verificar eventuais avarias. Caso sejam identificados danos, todas as reparações necessárias serão providenciadas, em conformidade com as normas e procedimentos adotados pela empresa.
