Lar Ceará Covid-19 matou dois prefeitos em 2021 e contaminou pelo menos seis gestores do Sertão Central
CearáQuixadáQuixeramobimSertão Central

Covid-19 matou dois prefeitos em 2021 e contaminou pelo menos seis gestores do Sertão Central

181
Prefeito de Ererê sequer chegou a assumir o mandato e morreu vinte dias após o ano de 2021 começar (Fotos: reprodução)

No ano em que a pandemia do coronavírus se mostrou ainda mais forte do que em 2020, a pandemia do coronavírus ceifou até mesmo a vida daqueles responsáveis por gerir as ações municipais de combate ao vírus. Levantamento exclusivo do Revista Central aponta que dois prefeitos foram mortos em 2021 por complicações da Covid-19.

Os números foram confirmados pelo site junto à Associação de Municípios do Ceará (Aprece). As vítimas foram os prefeitos de Ererê e Palhano, os dois vieram a óbito este ano, no mês de janeiro e abril, respectivamente.

Otoni Queiroz era professor e pleiteou o cargo de prefeito de Ererê em 2020. Ele foi eleito mas sequer assumiu. Depois de eleito, em novembro do ano passado, ele contraiu o vírus e chegou a ser internado em um hospital em dezembro, de onde não viria mais a sair.

Na cerimônia de posse, Otoni Queiroz não compareceu. Sua vice, Emanuelle Martins, assumiu interinamente. Vinte dias depois ele veio a óbito, aos 42 anos, sem realizar o sonho de sentar-se na cadeira de chefe do executivo municipal. Um dia antes o município havia recebido o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19, que foram aplicadas prioritariamente em profissionais de saúde.

O segundo caso de prefeito morto por consequência do Coronavírus foi em Palhano. Ivanildo Nunes, de 43 anos, faleceu no início de abril deste ano. Até o dia 1º de abril ele permanecia internado na UTI do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC).

Pandemia fez milhares de vítimas este ano no Ceará, durante sua segunda onda Foto: Divulgação

Na época a Prefeitura de Palhano informou através de nota que à época do óbito a doença não se encontrava na sua forma de infecção ativa. No entanto, seu estado era grave e ele estava intubado. Na manhã deste sábado, o gestor municipal não resistiu e faleceu pela manhã do dia 3 de abril.

No Sertão Central a pandemia do coronavírus foi confirmada em pelo menos seis prefeitos, desde o início da pandemia. Marcondes Jucá positivou em 2021 pela terceira vez. Ele chegou a ser internado na UTI de Quixadá mas foi transferido para o HRSC, onde se recuperou e recebeu alta semanas depois.

Alân Macedo, prefeito de Milhã, testou positivo em junho deste ano. Ele confirmou o teste em suas redes sociais, e disse que teve sintomas leves, como coriza e dor de cabeça. Foi praticamente a mesma situação da prefeita de Paramoti, Telvânia Braz, que também testou positivo para o Covid-19 em março deste ano.

Em Março quem também apresentou quadro positivo para o Coronavírus foi a prefeita de Solonópole, Ana Vládia. Ela contraiu o vírus pela segunda vez e permaneceu se tratando em casa.

Os prefeitos de Boa Viagem, Régis Carneiro, de Banabuiú, Edinho Nobre; de Ibaretama, Elíria Queiroz; de Quixadá, Ricardo Silveira e de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, não contraíram o vírus nem em 2020 e nem em 2021. A informação foi confirmada pelo Revista Central junto às assessorias.

Rozário Ximenes, prefeita de Canindé, e Sônia Costa, prefeita de Madalena, foram contaminadas com o Covid-19 em 2020. O Revista Central não conseguiu confirmação sobre teste positivo da doença junto aos prefeitos de Caridade, Simone Tavares; de Deputado Irapuan Pinheiro, Gildecarlos Pinheiro; de Ibicuitinga, Franzé Carneiro; de Itatira, Zé Dival; de Mombaça, Ecildo Filho; de Piquet Carneiro, Bismarck Bezerra e de Senador Pompeu, Maurição.

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Tragédia: incêndio atinge casa de protetora de animais e cão morre após inalar fumaça no Ceará

Um incêndio atingiu, na tarde desta sexta-feira (11), uma residência onde uma...

QuixeramobimÚltimas notícias

Recomeço: Ana Clara revela nova cirurgia e transforma trauma em luta contra a violência

Quase quatro meses depois de sobreviver a uma tentativa de feminicídio, Ana...

CearáÚltimas notícias

Tristeza: Universitária morre após acidente de motocicleta durante viagem no Ceará

Uma universitária de 30 anos morreu após sofrer um grave acidente de...

Sertão CentralÚltimas notícias

Usina que fabricava material para asfalto pega fogo na zona rural de Boa Viagem

Região Central: Uma usina de asfalto foi atingida por um incêndio na localidade...