Lar Consumo de carne de tartaruga deixa nove mortos e 78 pessoas internadas com infeção

Consumo de carne de tartaruga deixa nove mortos e 78 pessoas internadas com infeção

122
O consumo da carne do animal estaria ligada às mortes (Foto: reprodução)

Uma refeição inusitada terminou em tragédia: oito crianças e uma mulher morreram após o consumo de carne de tartaruga marinha resultar em uma reação mortal nos que se alimentaram da iguaria. O fato aconteceu na Ilha de Zanzibar, na África. Outras 78 pessoas foram hospitalizadas devido a uma grave intoxicação alimentar conhecida como quelonitoxismo.

As autoridades confirmaram o incidente no sábado passado revelando que a mulher, mãe das oito crianças falecidas, morreu na sexta-feira. Segundo as autoridades em saúde, a carne estava contaminada, o que foi evidenciado com testes laboratoriais confirmando o envenenamento.

As 78 vítimas estão sendo tratadas no Hospital Abdalla Mzee Mkoani, com estado de saúde estável até o momento, segundo a imprensa local.

Embora seja considerada uma iguaria, a carne de tartaruga marinha representa riscos significativos à saúde. Mesmo com o cozimento, as biotoxinas presentes no animal podem causar graves consequências.

O quelonitoxismo, associado diretamente ao consumo dessa carne, apresenta sintomas como queimação na boca e garganta, náuseas, vômitos, dores abdominais e diarreia. Complicações neurológicas, renais e hepáticas podem surgir, com casos graves levando à perda de consciência e sequelas neurológicas permanentes.

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Águia Dourada, nome icônico do jornalismo policial cearense, morre neste sábado (6)

O repórter Águia Dourada, um dos nomes mais reconhecidos da cobertura policial...

Sertão CentralÚltimas notícias

Estrutura de dois açudes do Sertão Central apresentam ‘prioridade máxima’ de recuperação

O mais recente Relatório sobre Segurança de Barragens com o balanço relativo...

QuixadáÚltimas notícias

Cobrando apenas R$ 2, restaurante popular de Quixadá já serviu 70 mil refeições

Quixadá: Inaugurado há um ano, o restaurante popular deste Município, mantido pela...

PolicialÚltimas notícias

Jovem de 16 anos é morta a tiros na zona rural de Senador Pompeu

Região Central: Uma jovem identificada como Isabella Marques Alves da Silva, de...