Região Central: A Câmara Municipal de Ibaretama sediou, nesta quinta-feira (24), uma audiência pública para tratar da construção de uma passagem molhada no Açude Macacos, importante reservatório da região com capacidade para 13 milhões de metros cúbicos. A reunião foi convocada a partir de uma demanda da Comissão Gestora do açude e contou com a presença de representantes do Governo do Estado e da comunidade local.
Durante o encontro, o secretário executivo do Programa de Gestão Integrada da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Ramon Rodrigues, apresentou o projeto executivo da obra, já concluído. O investimento previsto é de R$ 1,4 milhão.
A proposta visa garantir mais segurança e acessibilidade aos moradores da área, especialmente durante o período de cheias, quando a travessia no entorno do açude se torna mais difícil.
“A passagem molhada vai facilitar o deslocamento de quem depende diariamente daquela rota, promovendo mobilidade com mais segurança”, explicou o secretário.
Também participaram da audiência a coordenadora do Núcleo de Gestão da Gerência Metropolitana da Cogerh, Cléa Rocha, o coordenador do Núcleo de Operações da companhia, Jonny Santos, e o analista de recursos hídricos André Rufino.
A iniciativa reforça a política estadual de gestão participativa e diálogo com as comunidades, orientada pelo governador Elmano de Freitas. As contribuições colhidas na audiência serão encaminhadas ao chefe do Executivo para análise e definição dos próximos passos.
